Acontecimentos
Aconteceu em 15 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 15 de abril a Rússia celebra o Dia Internacional da Cultura. Nesta data, em 1935, foi assinado em Washington, nos Estados Unidos, o Tratado para a Proteção de Instituições Artísticas e Científicas e Monumentos Históricos, conhecido internacionalmente como Pacto Roerich.
1684 – Nasce Marta Yelena Skavronskaya, depois Yekaterina Alekseyevna, segunda esposa de Pedro I, o Grande, e que reinou como Imperatriz Catarina I da Rússia de 1725 a 1727, quando morreu.
1765 – Morre aos 53 anos Mikhail Lomonosov, primeiro cientista russo a alcançar projeção mundial, desenvolvendo trabalhos nos mais diversos campos do conhecimento: geografia, física, química, biologia e astronomia, entre outros. Comparado, às vezes, ao artista e inventor italiano Leonardo da Vinci, muitas das suas descobertas foram posteriormente confirmadas por cientistas da Europa Ocidental. Entre outros feitos, Lomonosov descreveu a Lei da Conservação da Massa anos antes de Lavoisier, e escreveu a primeira gramática russa, sendo considerado o primeiro grande reformador linguístico russo. Além disso, Lomonosov reorganizou a Academia Imperial de Ciências de São Petersburgo e criou em Moscou a universidade que leva seu nome.
1795 – A Lituânia é anexada ao Império Russo.
1896 – Nasce Nikolay Semyonov, físico-químico russo que ganhou o Prêmio Nobel de Química, juntamente com o britânico Sir Cyril Hinshelwood, por seus trabalhos em Química Cinética. Semyonov morreu em 1986.
1919 – O Comitê Central Executivo de Toda a Rússia emite decreto criando os campos de trabalhos forçados conhecidos como gulags.
1926 – Decreto do Comitê Executivo Central da União Soviética define as fronteiras das terras polares da Rússia.
1927 – Suíça e União Soviética estabelecem relações diplomáticas.
1949 – Nasce a cantora Alla Pugacheva, uma das maiores estrelas da canção popular de todos os tempos da União Soviética e da Rússia. Ela chegou a ser apontada pela mídia russa como a quinta mulher mais influente do país na época.
1956 – Inauguração, em Moscou, do Teatro Sovremennik, um dos principais da capital russa.
1993 – É criada a empresa russa Yukos, à época uma das maiores do mundo e maior da Rússia, atuante no setor de extração, transporte, refino e distribuição de petróleo. Em 2005 a Yukos foi vendida ao grupo financeiro russo Baikal Financial por 9,34 bilhões de dólares, num leilão realizado pelo governo. A Baikal Financial, por sua vez, seria comprada em 2007 pela petroleira estatal russa Rosneft.