Acontecimentos
Aconteceu em 22 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 22 de abril a Rússia comemora o Dia Internacional da Terra, criado pelo senador americano Gaylord Nelson nesta data em 1970, com a finalidade de gerar uma consciência comum sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o planeta.
1814 – Em São Petersburgo, durante as comemorações do acordo de paz entre Rússia e França, após o término das Guerras Napoleônicas, é realizada a maior queima de fogos de artifício da História da Rússia Imperial.
1832 – Decreto do Imperador Nicolau I institui o Ministério de Relações Exteriores da Rússia.
1832 – Nicolau I publica manifesto sobre a introdução na Rússia Imperial do título de cidadão honorário.
1863 – Realização da primeira reunião da Duma de Estado de Moscou, a Câmara Baixa do Parlamento da Rússia Imperial.
1870 – Nasce Vladimir Ilitch Lenin, revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela realização da Revolução Russa de 1917. Lenin foi líder do Partido Comunista e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Suas ideias e teorias influenciaram partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo. Vladimir Lenin morreu em 1924.
1899 – Nasce Vladimir Nabokov, escritor russo conhecido mundialmente, entre outros, por seu romance “Lolita”. Nabokov escreveu seus primeiros nove romances em russo, e então chegou à fama internacional como um mestre estilista de prosa em inglês. Também fez contribuições para a entomologia e tinha interesse em problemas de xadrez. Ele morreu em 1977.
1908 – Nasce Ivan Efremov, paleontólogo e escritor russo-soviético de ficção científica. Ele criou a tafonomia, estudo de organismos em decomposição ao longo do tempo e de como estes se fossilizaram. Efremov morreu em 1972.
1913 – Começa a ser publicado em São Petersburgo o jornal “Pravda”, principal meio de comunicação de massa do Partido Comunista durante os tempos da União Soviética e um dos maiores jornais da Rússia até hoje.
1918 – O Comitê Executivo Central de Todas as Rússias torna obrigatório o treinamento militar para todos os trabalhadores do país.
1931 – O Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética aprova a resolução sobre a criação da nacionalidade soviética.