Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 23 de abril

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 23 de abril a Rússia festeja o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A data começou a ser comemorada em diversos países em 7 de outubro de 1926 como Dia Internacional do Livro, celebrando o nascimento do escritor Miguel de Cervantes, autor do romance “Dom Quixote”, e em 1930 foi transferida para 23 de abril, dia do falecimento desse grande escritor espanhol.

1605 – Teodoro II, filho de Boris Godunov, é coroado czar da Rússia. O seu reinado duraria menos de dois meses. Em 11 de junho daquele mesmo ano ele seria assassinado em seus aposentos por um grupo insurgente de boiardos. Teodoro II foi o czar que ocupou o trono por menos tempo na História da Rússia.

Boris Yeltsin em setembro de 1998: Primeiro president da Rússia morreu neste dia 23 de abril no ano de 2007

1891 – Nasce Sergei Prokofiev, compositor russo, um dos mais celebrados do século 20, conhecido por obras como o balé “Romeu e Julieta”, as óperas “O Amor das Três Laranjas” e “Guerra e Paz”, a composição infantil “Pedro e o Lobo”, além de trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou pelo mundo em turnês e retornou à União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Dmitri Shostakovich, foi uma das mais importantes figuras da música soviética. Prokofiev morreu em 1953.

1906 – Começa em Estocolmo, capital da Suécia, o IV Congresso do Partido Operário Socialdemocrata Russo, fundado em 1898 em Minsk, na Bielorrússia, para unir num único partido as várias organizações revolucionárias russas existentes na época. Mais tarde, o Partido se dividiria nas facções Bolchevique e Menchevique, com os primeiros se tornando o Partido Comunista da União Soviética.

1911 – Inauguração, em São Petersburgo, da primeira Exposição Internacional de Aeronáutica da Rússia, apresentando, entre dirigíveis e aeroplanos, todas as conquistas do setor naquela época.

1918 – O Conselho dos Comissários do Povo da República Socialista Federativa Soviética Russa publica o decreto “Sobre a Nacionalização do Comércio Exterior”, estabelecendo o monopólio estatal do comércio internacional do país.

1929 – Tem início a XVI Conferência do Partido Comunista da União Soviética, durante a qual foi aprovada a criação dos Planos Quinquenais, um instrumento de planificação econômica implantado por Josef Stalin com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país em períodos de cinco anos.

1932 – Por decisão do Comitê Central do Partido Comunista, são dissolvidas todas as organizações literárias da União Soviética, e em seu lugar criada uma única União dos Escritores Soviéticos.

1954 – A União Soviética rompe relações diplomáticas com a Austrália, por ter este país cedido asilo político a um desertor soviético. As relações só seriam restabelecidas cinco anos depois.

1957 – Criação da Polo Norte 7, a sétima estação científica soviética responsável pela exploração e estudos da região do Ártico.

1965 – É lançado ao espaço o primeiro satélite de comunicações da União Soviética, o Molniya-1, ou Relâmpago-1.

1967 – Lançamento da primeira nave espacial tripulada soviética da série Soyuz.

1985 – Começa o Plenário de Abril do Comitê Central do Partido Comunista, durante o qual foram anunciadas as diretrizes para a realização da Perestroika, uma das políticas de reestruturação da União Soviética.

1991 – O presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e representantes de nove das suas repúblicas assinam a declaração sobre os princípios do novo acordo de união.

2007 – Morre, aos 76 anos, Boris Yeltsin, primeiro presidente da Rússia, após o fim da União Soviética. Eleito democraticamente em 1991, Yeltsin governou o país entre 1991 e 1999.

Tags: boris yeltsin, historia russa, mikhail gorbachev, polo norte, rússia, soyuz nave