Acontecimentos
Aconteceu em 20 de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1742 – O navegador russo Simon Cheliuskin atinge o extremo norte da Eurásia. Inicialmente o local foi chamado de cabo Nordeste, mas teve o nome alterado em 1842 em homenagem ao seu descobridor. O cabo Chelyuskin é o ponto mais setentrional da Eurásia continental, situado no extremo da península Taymyr, na Rússia, a 1.370km do polo Norte.
1804 – Nasce Mikhail Glinka, compositor considerado o pai da música erudita russa. Suas composições desempenharam importante influência sobre futuros compositores russos, como os membros do nacionalista Grupo dos Cinco. Entre outras coisas, Glinka compôs a chamada “Canção Patriótica”, que entre 1991 e 2000 foi usada como hino da Rússia. A canção, no entanto, inicialmente aprovada pelo próprio povo, atualmente é considerada pelos russos que vivem no período pós-soviético como uma melodia que faz lembrar os anos em que Boris Yeltsin esteve no poder, sendo vulgarmente chamada de “Canção da Oligarquia”. Outro fato curioso é que um asteroide descoberto em 1973 foi batizado em honra ao compositor. Mikhail Glinka morreu em 1857.
1842 – Nasce Aleksander Boeykov, geógrafo, explorador e meteorologista russo, fundador da climatologia na Rússia. Ele morreu em 1916.
1873 – É feita em São Petersburgo a primeira demonstração de lâmpadas elétricas para a iluminação pública da então capital russa.
1925 – Nasce Alexei Tupolev, projetista e construtor aeronáutico, filho do famoso Andrei Tupolev, fundador da fábrica de aviões que leva seu nome e produz aeronaves de prefixo Tu. Herdando a obra do pai, Alexei Tupolev foi responsável, entre outros feitos, pela concepção do primeiro avião comercial supersônico soviético, o Tupolev Tu-144, apelidado de forma irônica no Ocidente como Konkordski, por causa de sua semelhança com o Concorde. Alexei Tupolev também participou do desenvolvimento do ônibus espacial soviético Buran. Ele morreu em 2001.
1932 – Numa reunião da classe dos escritores da União Soviética, é cunhado e utilizado pela primeira vez o termo “realismo socialista” – estilo artístico oficial da União Soviética entre as décadas de 1930 e 1960, aproximadamente. O realismo socialista foi, na prática, uma política de Estado para a estética em todos os campos de aplicação da forma, desde a literatura até o design de produtos, incluindo todas as manifestações artísticas e culturais soviéticas, como pintura, arquitetura, escultura, música, cinema e teatro.
1956 – Nasce o famoso escritor, ensaísta e tradutor literário contemporâneo russo Boris Akunin. Militante político, após as contestadas eleições para a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, em dezembro de 2012, ele fundou na Rússia o movimento Liga dos Eleitores.
1990 – É aprovada na União Soviética a lei permitindo cidadãos soviéticos a viajar para o exterior.
2007 – Morre Valentina Leontyeva, uma das primeiras apresentadoras de televisão da União Soviética.
2009 – Morre o ator russo Oleg Yankovsky, que juntamente com Alla Pugacheva, a grande estrela da música pop soviética, recebeu em 1991 a última condecoração de Artista do Povo da União Soviética.