Acontecimentos
Aconteceu em 28 de maio
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 28 de maio é comemorado o Dia da Guarda de Fronteiras, data celebrada não apenas na Rússia mas também na Ucrânia, Bielorrússia e Quirguistão. A ocasião remete ao ano de 1918, quando em 28 de maio Lenin assinou o decreto de criação da Guarda de Fronteiras da União Soviética.
1867 – É encenado pela primeira vez o drama de Alexei Tolstoi, “A Morte de Ivã, o Terrível”. O espetáculo foi apresentado no Teatro Alexandrinski, em São Petersburgo. Alexei Tolstoi era primo em segundo grau do célebre escritor Leon Tolstoi, autor de “Guerra e Paz”.
1893 – Inauguração da Galeria de Arte Tretyakov. A instituição foi criada pelo empresário, mecenas e colecionador Pavel Tretyakov, em 1856, com o objetivo declarado de criar um acervo de arte nacional acessível a todas as pessoas. Atualmente, a Galeria Tretyakov reúne mais de 130 mil itens, que vão desde o século 11 até os dias atuais. O acervo desse museu é voltado exclusivamente para a arte russa ou para os artistas que tenham tido algum contato estreito com o país. Hoje, a Galeria Tretyakov, localizada nas proximidades do Kremlin, é um dos museus mais importantes do mundo em seu gênero.
1896 – Abertura, na cidade de Nizhniy Novgorod, da Feira Russa Industrial de Arte.
1900 – Abertura, em Moscou, da biblioteca pública fundada um ano antes em homenagem ao centenário do escritor Alexander Pushkin, considerado o criador da moderna literatura russa. A curadora da biblioteca era a filha mais velha de Pushkin, Maria Gartung.
1921 – Ao fim do 10.º Congresso do Partido Comunista da União Soviética, tem início a Nova Política Econômica, NEP, adotada após o abandono do comunismo de guerra (praticado durante a guerra civil) e a coletivização e renacionalização forçada dos meios de produção. Em linhas gerais, a Nova Política Econômica consistiu na reentrega de pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, numa tentativa de recuperar alguns traços do capitalismo para fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada.
1928 – O escritor russo Maxim Gorki retorna da Itália para Moscou. Em 1921, ele havia se mudado para a Itália em busca de um clima melhor, visto que havia adoecido gravemente dos pulmões. Ao voltar definitivamente a Moscou, foi imediatamente considerado a maior figura literária do regime comunista.
1958 – O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética cancela o seu próprio decreto de 10 anos antes, no qual Shostakovich, Prokofiev, Khatchaturian, Shebalin e outros grandes compositores tinham sido acusados de ter desenvolvido “um sentido formalista antinacional na música”.
1976 – União Soviética e Estados Unidos assinam em Moscou um tratado sobre a realização de explosões nucleares subterrâneas para fins pacíficos.
1963 – Morre o compositor russo Vissarion Shebalin, um dos fundadores e presidente do Conselho da União dos Compositores Soviéticos. Shebalin era amigo íntimo de Dmitry Shostakovich.