Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 1.º de junho

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1787  – A Imperatriz Catarina II organiza um desfile da esquadra russa na cidade de Inkerman.

1804  – Nasce Mikhail Glinka, compositor russo, considerado o pai da música erudita na Rússia. Glinka influenciou diversos grandes compositores, como, por exemplo, os do Grupo dos Cinco – Mily Balakirev, Alexander Borodin, Cesar Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov. Glinka morreu em 1857.

1806  – É construído em São Petersburgo o Instituto Smolnyi, um edifício pseudoclássico que se tornou um local importante da História da Rússia. Foi esse edifício que Lenin usou como sede do Partido Bolchevique durante a Revolução de Outubro. Depois de 1991, o Smolnyi foi utilizado como residência oficial do presidente da Câmara e local de administração da cidade. Vladimir Putin trabalhou lá entre 1991 e 1997.

1929  – É anunciada na União Soviética uma campanha destinada a promover a revitalização das bibliotecas, atraindo os camponeses, os trabalhadores e a juventude.

1931  – Assinatura de contrato entre os Estados Unidos e a União Soviética para a construção de 90 usinas siderúrgicas soviéticas com a participação de engenheiros americanos.

1936  – Inauguração da primeira linha aérea de Moscou a Vladivostok, uma das mais longas do mundo.

1965  – O romancista russo Mikhail Sholokhov recebe o Prêmio Nobel de Literatura.

1992  – A Rússia se torna membro do Fundo Monetário Internacional.

2008  – Em Moscou, em dois locais diferentes, são realizadas manifestações de minorias sexuais russas.

Tags: aviação civil, dia aviação, gazprom, história rússia, kirov, krasnoyarsk, omsk, orenburgo, rússia