Acontecimentos
Aconteceu em 16 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1822 – Inauguração do primeiro prédio especialmente construído para abrigar um circo em São Petersburgo.
1888 – Nasce Alexander Friedmann, matemático e cosmólogo russo, um dos pais da Teoria da Expansão do Universo e do Big Bang, juntamente com Georges Lemaître e George Gamov. Friedmann faleceu em 1925, aos 37 anos.
1907 – É dissolvida a Segunda Duma, segunda convocação da assembleia legislativa do final do Império Russo, criada pelo Imperador Nicolau II em agosto de 1905, sob pressão da Revolução Russa daquele ano. Até 1917 a casa passaria por quatro convocações, todas sendo dissolvidas por Nicolau II, que estava determinado a conservar seu poder autocrático e a limitar ao máximo o poder do Parlamento.
1918 – O governo soviético restabelece a pena de morte na Rússia.
1930 – Os horários de todos os fusos da União Soviética são acrescidos de uma hora em relação ao horário mundial, com o objetivo de aproveitar melhor a luz dos dias. O decreto seria revogado em 1991.
1963 – A cosmonauta soviética Valentina Tereshkova se torna a primeira mulher a viajar ao espaço, permanecendo três dias a bordo da nave Vostok 6 e completando um total de 48 voltas ao redor da Terra.
1983 – Yuri Andropov se torna presidente do Soviete Supremo da União Soviética.
1992 – A Rússia aprova a lei "para a Reabilitação dos Cossacos". Os Cossacos são um povo originalmente constituído por camponeses fugitivos, que escapavam ao controle dos senhores da guerra dos feudos polaco e moscovita, rumando assim às estepes do sudeste europeu, e que mais tarde se estabeleceu nas regiões do interior da Rússia asiática. Famosos pela coragem, bravura, força e capacidades militares e de autossuficiência, os Cossacos integraram o Exército Russo em várias guerras durante os séculos XVIII e XIX, bem como durante a Segunda Guerra Mundial. Sua cultura foi proibida nos tempos da União Soviética, tendo havido mesmo uma tentativa falhada de sua erradicação. Atualmente a etnia vivencia um período de forte revivalismo e reaparecimento da sua cultura. De acordo com os últimos censos, este grupo étnico é constituído por vários milhões de descendentes dos guerreiros Cossacos. Além disso, os Cossacos também são vistos como uma parte das forças armadas da Rússia, com um contingente de cerca de 150 mil homens.
1996 – Boris Yeltsin é reeleito presidente da Rússia. Até hoje, essas eleições foram o único pleito presidencial a precisar de um segundo turno na Rússia. O pleito daquele ano ficou dividido entre Yeltsin e Guennadi Ziuganov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa.