Acontecimentos
Aconteceu em 17 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 17 de junho é comemorado na Rússia o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, data internacional proclamada pelas Nações Unidas em 1995. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativa à cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.
1856 – Nasce Franz Roubaud, pintor do Império Russo conhecido por ter criado algumas das maiores e mais famosas pinturas panorâmicas da História.
1876 – O Ministério do Interior da Rússia proíbe a publicação de livros didáticos e de não ficção em língua ucraniana no país.
1882 – Nasce Igor Stravinsky, compositor, pianista e maestro russo considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século 20, tendo sido escolhido pela revista americana “Time” uma das 100 pessoas mais influentes do século passado. Além do reconhecimento que obteve pelas suas composições, notáveis pela sua diversidade estilística, Stravinsky ficou ainda famoso como pianista e maestro, estando nessas funções muitas vezes nas estreias das suas obras.
1930 – A Fábrica de Tratores de Volgogrado, na Rússia, produz seu primeiro trator. Conhecida até 1961 como Fábrica de Tratores Dzerzhinsky, a fábrica produz tratores e equipamentos militares até hoje. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela produzia equipamentos bélicos para o Exército Vermelho, notadamente tanques T-34, e se tornou mundialmente famosa durante a Batalha de Stalingrado, antigo nome da cidade de Volgogrado, como palco de uma luta em suas dependências, entre soldados alemães e soviéticos.
1934 – Voo experimental do avião soviético Tupolev ANT-20 Maxim Gorky, o maior avião do mundo da década de 1930.
1955 – Voo inaugural do avião Tupolev Tu-104, o primeiro avião civil com motor a jato da Rússia e um dos primeiros do mundo.
1968 – Morre Aleksei Kruchenykh, importante poeta da Era de Prata russa. Kruchenykh foi talvez o mais radical poeta do Futurismo russo, movimento artístico que incluiu grandes nomes da poesia do país. Ele também é apontado como um dos criadores do zaum, conceito utilizado para designar experimentos linguísticos do simbolismo fonético para a criação de línguas artísticas, realizados por alguns poetas futuristas russos.
1970 – O pesquisador-biólogo, escritor e dissidente Zhores Medvedev recebe alta de um hospital psiquiátrico da União Soviética, para onde tinha sido enviado à força algumas semanas antes. Segundo revelou o psiquiatra-chefe da instituição, o motivo da internação foram trechos de manuscritos de projetos de livros de Medvedev intitulados “Ciências Biológicas e Culto à Personalidade” e “Cooperação Internacional de Cientistas e Fronteiras Nacionais”. Ao se deparar com a contradição à ideologia soviética, o psiquiatra disse ter ficado seriamente desconfiado da saúde mental de Zhores Medvedev.
1982 – Ao discursar na Assembleia-Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, chama a União Soviética de “Império do Mal”.
1982 – Voo inaugural do helicóptero soviético e russo Ka-50, também conhecido como Tubarão Negro. Com apenas um assento, esse helicóptero de ataque é destinado a destruir equipamentos blindados e mecanizados, alvos aéreos e tropas terrestres em campos de batalha.
1984 – Morre o compositor popular russo Sigismund Kats, condecorado como Artista do Povo da União Soviética em 1980.
1990 – Nasce Alan Dzagoev, jogador de futebol russo que hoje atua como meia-atacante do CSKA Moscou. Em 2012, o site Futebol Finance havia incluído Dzagoev na lista dos 10 jogadores com menos de 21 anos mais valiosos do mundo.
1991 – Numa sessão fechada do Soviete Supremo da União Soviética, o chefe da KGB, Vladimir Kryuchkov, fala sobre a “existência em massa de agentes de influência" da CIA na União Soviética.
2000 – Cerimônia solene de inauguração do novo prédio da embaixada da Grã-Bretanha em Moscou, que contou com a presença da Princesa Anne e do ministro do Exterior britânico Robin Cook.