Acontecimentos
Aconteceu em 24 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1812 – Os exércitos de Napoleão Bonaparte cruzam o rio Neman e invadem o território do Império Russo, dando início à chamada Campanha da Rússia de 1812, ou Guerra Patriótica de 1812, como é chamada na Rússia. Os franceses, no entanto, seriam expulsos apenas seis meses depois, com seu exército, composto por 600 mil integrantes, praticamente dizimado pelas tropas russas, que se tornariam vitoriosas em 14 de dezembro daquele mesmo ano. Vale lembrar que a Campanha da Rússia de 1812 representou uma gigantesca operação militar no interior das chamadas Guerras Napoleônicas. Essa foi uma das páginas gloriosas da História Russa, que de modo decisivo mostrou o espírito e o caráter invencível e firme do exército e do povo russos.
1938 – Nasce Boris Lagutin, famoso boxeador soviético que foi duas vezes campeão olímpico, duas vezes da Europa e seis vezes da União Soviética. Lagutin conquistou incríveis 287 vitórias num total de 298 lutas disputadas.
1945 – É realizada na Praça Vermelha, em Moscou, a primeira e histórica Parada da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, a Grande Guerra Patriótica, como é chamada pelos russos. A ordem para a realização da grandiosa parada militar foi emitida pelo próprio comandante-chefe das forças militares soviéticas, Josef Stalin, em 22 de junho daquele mês, sendo publicada nos principiais jornais do país. Desde então o patriótico evento foi realizado anualmente na União Soviética e continua seguindo sua tradição até hoje na Rússia. A data da parada, no entanto, foi alterada para 9 de maio, que de fato marca o Dia da Vitória no país. Vale lembrar que a capitulação alemã diante das tropas soviéticas aconteceu no subúrbio de Karlshorst aos 43 minutos da madrugada de 9 de maio de 1945, pelo horário de Moscou. Mas, como na Alemanha ainda era antes de meia-noite, em muitos países, inclusive o Brasil, o Dia da Vitória é festejado em 8 de maio.
1959 – O líder político da União Soviética, Nikita Khruschev, falando ao vice-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, ameaça punir os países ocidentais proferindo a seguinte frase: “Temos ao nosso dispor meios que trarão graves consequências para vocês. Vamos mostrar a vocês a Kuzkina Mat.” O fato logo gerou na União Soviética um curioso boato de que o intérprete de Khruschev teria vertido a popular expressão idiomática russa “mostrar Kuzkina Mat” de forma literal, traduzindo-a como “mostrar a Mãe de Kuzka”, o que teria causado grande confusão e feito com que os americanos achassem tratar-se de uma nova arma secreta soviética. No entanto, na realidade, o intérprete traduziu a expressão de outra forma, passando o seu real sentido figurado e substituindo-a pela frase “Nós vamos mostrar a vocês quem é quem”. O curioso é que, passado um ano, Nikita Khruschev voltaria a utilizar a mesma expressão intraduzível durante a 15.ª Assembleia-Geral da ONU, causando novamente uma grande confusão e dessa vez de fato colocando os delegados da Assembleia diante da ideia de que “Mãe de Kuzka” seria uma nova arma secreta soviética. Acostumados com o linguajar de Khruschev, que pelo visto adorava essa expressão, os jornalistas passaram a traduzi-la daí em diante como “Vamos enterrar vocês”.
1963 – Inauguração, em Moscou, do Congresso Mundial das Mulheres.
1973 – O líder da União Soviética, Leonid Brezhnev, durante uma visita oficial aos Estados Unidos, declara que a Guerra Fria entre os dois países havia acabado. Esta, no entanto, só chegaria ao fim em 1991, com a dissolução do regime soviético.
1990 – É realizado no Estádio Luzhniki, em Moscou, o último show da lendária banda soviética Kino e do seu cantor e líder Victor Tsoi, considerado a maior estrela do rock russo e que dois meses depois morreria num trágico acidente de carro.