Acontecimentos
Aconteceu em 28 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1648 – Tem início a expedição russa que iria descobrir a Passagem do Nordeste, também chamada de Rota Marítima do Norte, uma via que liga o oceano Atlântico ao Pacífico ao longo da costa norte da Sibéria. A expedição foi comandada pelo explorador russo Semyon Dezhnyov, conhecido por ter duplicado a extensão do Império Russo durante a dinastia dos Romanov.
1712 – Na presença do Imperador Pedro I, é lançado ao mar o primeiro navio de linha da Frota do Báltico.
1762 – O Imperador Pedro III é preso e forçado a abdicar do trono russo por uma conspiração liderada por sua esposa, que o sucedeu como Catarina II.
1779 – Catarina II assina decreto para a construção do sistema de abastecimento de água de Moscou, cujas obras durariam 25 anos.
1786 – É emitida na Rússia a primeira ordem estatal sobre a introdução de um sistema de seguros no país.
1816 – Inauguração solene da primeira Bolsa de Valores de São Petersburgo.
1816 – Criação, em São Petersburgo, da Sociedade Filantrópica, organização de caridade que manteria por toda a Rússia dezenas de escolas, asilos, hospitais, orfanatos, casas de diligência, institutos para cegos e outras instituições, e foi tida como a maior expressão da caridade cristã no país.
1871 – Nasce Sergei Bulgakov, teólogo, filósofo, economista e sacerdote da Igreja Ortodoxa. Bulgakov desenvolveu a sofiologia, conceito filosófico, relativo à sabedoria, e teológico, referente à sabedoria de Deus. Ele morreu em 1944.
1912 – É restituída a função de juiz de paz, ofício que havia sido abolido no país em 1889 e que tinha como missão a conciliação de pessoas.
1922 – Morre Velimir Khlebnikov, o primeiro vanguardista da poesia russa.
1933 – Começa em Moscou uma operação em larga escala de detenção e deportação de ciganos, que resultou em 5.470 pessoas deportadas.
1988 – Começa em Moscou a 19.ª Conferência do Partido Comunista, um marco para o início da reforma política da União Soviética. Durante o evento, Mikhail Gorbachev delineou um plano para alterar a estrutura administrativa do país, a fim de democratizar o Partido Comunista e dar maior autonomia aos gerentes de empresas industriais.