Acontecimentos
Aconteceu em 1.º de julho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 1.º de julho a Rússia celebra o Dia de Yarilo, deus eslavo da fertilidade e do sexo. Yarilo era adorado sobretudo na época da primavera, quando uma das virgens da aldeia era coroada sua rainha, na esperança de garantir que as sementes recém-plantadas dessem frutos abundantes.
1661 – Um acordo de paz põe fim à guerra entre a Rússia e a Suécia, que se estendeu de 1656 a 1658.
1733 – A Imperatriz Anna Ioannovna funda em São Petersburgo a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, um dos primeiros marcos da então nova cidade e um dos mais impressionantes conjuntos arquitetônicos locais, à margem esquerda do rio Neva. A Torre do Almirantado, com seus 72 metros de altura e encimada por uma caravela dourada, é um dos símbolos da cidade, avistada de toda parte. Todos os dias, até hoje, pontualmente às 12 horas, ouve-se um tiro de canhão, disparado da Fortaleza, uma antiga tradição que servia para alertar os habitantes da aproximação de navios inimigos.
1783 – Inauguração do Teatro Bolshoi de São Petersburgo, ou Grande Teatro de Câmara de São Petersburgo. Foi o primeiro prédio teatral permanente da capital do Império Russo e uma das maiores casas de espetáculos da Rússia do século 18.
1862 – Inauguração da Biblioteca Pública de Moscou.
1882 – Começa a funcionar a primeira central telefônica de São Petersburgo.
1896 – Em Nizhny Novgorod, durante a Exposição Industrial de Toda a Rússia, é apresentado o primeiro automóvel de produção em série da Rússia, conhecido como Automóvel de Freze e Yakovlev.
1907 – Nasce Varlam Shalamov, escritor, jornalista, poeta, dissidente e prisioneiro político e sobrevivente do Gulag. Shalamov passou 18 anos preso nos campos de concentração soviéticos, cumprindo três condenações quase consecutivas por “atividades contrarrevolucionárias”. Em 1956 foi reabilitado e retomou sua atividade literária em Moscou. Juntamente com o livro de Solzhenitsyn “Arquipélago Gulag”, sua obra “Relatos de Kolimá” é um dos melhores retratos da vida nos campos de concentração soviéticos.
1917 – A Rússia adota pela primeira vez o horário de verão. A alternância entre horários de inverno e verão perdurou no país até 2011, quando o governo decretou o fim do revezamento. O antigo horário de verão passou a ser desde então o único do país. A medida foi tomada com base em pareceres de especialistas, que acreditam que a alteração do horário abalava o estado físico e emocional da população.
1960 – Inauguração do Aeroporto Internacional Sheremetyevo, de Moscou, um dos maiores e principais da capital russa.