Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 22 de agosto

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 22 de agosto a Rússia comemora o Dia da Bandeira Nacional. Nesta data, em 1991, o pavilhão tricolor foi oficializado como símbolo do país, substituindo a bandeira soviética. A bandeira em branco, azul e vermelho, no entanto, é bem mais antiga, tendo surgido oficialmente em 1896. Já a primeira aparição de uma bandeira neste formato data de 1693. Naquele ano, durante a navegação de Pedro I no mar Branco, foi erguida, pela primeira vez, num dos navios de sua frota, a chamada “bandeira do Rei do Mar”, formada por três listras horizontais nas cores branca, azul e vermelha e uma grande águia dourada bicéfala centralizada sobre elas. O original desta bandeira está hoje no acervo do Museu Naval Central de São Petersburgo, sendo a mais antiga bandeira da Rússia preservada até hoje.

1723  – São ativados pela primeira vez os famosos chafarizes e cascatas do Peterhof, residência de veraneio dos imperadores russos, construída naquele ano sob as ordens de Pedro, o Grande. O local é formado por um conjunto de palácios e jardins chamado por vezes de Versalhes Russo e situado a cerca de 30 quilômetros da antiga capital russa, São Petersburgo. Hoje, o Peterhof faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

1845 –  Começa a ser construída na cidade de Yelets a Catedral da Ascensão, atualmente uma das maiores da Rússia.

1873  – Nasce Alexander Bogdanov, filósofo, economista, médico, escritor de ficção e revolucionário soviético. Em 1924 ele deu início a experiências com transfusões de sangue, que realizava em si mesmo. Como na época o conhecimento a respeito de transfusões ainda era limitado, Bogdanov não tinha o mínimo rigor necessário para lidar com esse tipo de experiência, como, por exemplo, examinar e levar em consideração a saúde do doador. Assim, em 1928, após receber sangue infectado com malária e tuberculose, o procedimento o levou à morte.

1914  – Com o início da Primeira Guerra Mundial, o governo russo proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas até o fim do conflito armado.

1942  – Morre Mikhail Fokine, bailarino e coreógrafo russo-americano considerado um dos principais nomes do balé clássico romântico. Filho de um comerciante abastado, Fokine nasceu em 1880 em São Petersburgo, e com nove anos ingressou na Escola lmperial de Bailados, anexa ao famoso Teatro Mariinski, de São Petersburgo, do qual viria a ser solista logo após a sua graduação. Fokine se tornou logo um bailarino de primeira categoria, começando a lecionar apenas quatro anos depois, em 1902. Já o seu prestígio internacional como coreógrafo viria em 1909, quando coreografou a temporada de balés russos em Paris. Durante mais de 30 anos Fokine criou inúmeros balés de sucesso, sendo hoje considerado um dos maiores expoentes da coreografia do século 20.

1989  – A Lituânia declara como ilegítima a sua anexação à União Soviética.

1990  – Entra no ar a rádio independente russa Ekho Moskvy, ou Eco de Moscou, caracterizada até hoje pela sua notória autonomia editorial.

2005  – Maria Sharapova assume a liderança do ranking da Associação de Tênis Feminino, a WTA, tornando-se a primeira tenista russa a conquistar o posto.

Tags: história rússia, moscou, primeira guerra mundial, rússia, tênis, wta