Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em ­23 de agosto

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1382 –  Durante a defesa de Moscou contra um ataque mongol, a artilharia é pela primeira vez empregada na Rússia.

1552 – As tropas do Czar Ivã o Terrível iniciam o cerco à cidade de Kazan.

Em 23 de agosto de 1935 as torres do Kremlin receberam a sua primeira estrela vermelha

1799  –  As autoridades russas proíbem o uso de costeletas em São Petersburgo, respondendo às iniciativas do Imperador Paulo I, que detestava bigodes, barbas e costeletas por considerá-los sinais de rebeldia.

1880  – Nasce Aleksander Grin, famoso escritor russo de literatura romântica.

1906  – No âmbito do projeto de reforma agrária promovido pelo Primeiro-Ministro Piotr Stolypin, o Imperador Nicolau II anuncia a venda de 20 milhões de hectares de terras aos camponeses russos.

1915  – Nicolau II assume o comando do Exército e da Marinha russa durante a Primeira Guerra Mundial.

1932  – Nasce David Cherkasskiy, autor de célebres filmes de animação soviéticos, como “A Ilha do Tesouro” e “Capitão Vrungel”.

1935  – As torres do Kremlin de Moscou recebem a primeira das suas famosas estrelas vermelhas de rubis. Símbolos do poder soviético e ícones da capital russa, as estrelas vermelhas de cinco pontas substituíram as águias heráldicas que enfeitavam as torres mais altas do Kremlin desde os tempos do Império Russo.

1939  – Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e a Alemanha nazista assinam o tratado de não agressão germano-soviético.

1990  – A Armênia declara sua independência em relação à União Soviética.

1991  – O primeiro presidente da Rússia, Boris Yeltsin, interrompe as atividades do Partido Comunista da União Soviética e a publicação do jornal soviético “Pravda”.

Tags: história rússia, ilha tesouro, kazan, rússia, segunda guerra mundial