Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 6 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1666 – Nasce Ivã V, czar e protetor da Igreja Ortodoxa Russa, pertencente à dinastia dos Romanov e que governou o Império Russo entre 1682 e 1696. Durante seu reinado, Moscou era considerada a cidade sagrada da Ortodoxia, e a Rússia concebida como Santa Rússia. Ivã V morreu em 1696.

1790 – Catarina II ordena o retorno imediato à Rússia de todos os cidadãos russos residentes na França revolucionária.

1817 – Chega Moscou o monumento a Minin e Pozharsky, estátua em bronze confeccionada em São Petersburgo e instalada na Praça Vermelha, em frente à Catedral de São Basílio. Na estátua estão representados Dmitri Pozharsky e Kuzma Minin, líderes de um exército de voluntários russos que lutou nos arredores de Moscou contra as forças da coalizão polonesa-lituana, pondo fim à ameaça do domínio polonês na Rússia.

1908 – Nasce Vladimir Kotelnikov, teórico da informação e pioneiro da radioastronomia na União Soviética. Ele foi presidente do Soviete Supremo da União Soviética entre 1973 e 1980, e seu nome batiza o asteroide 2726 Kotelnikov. Ele morreu em 2005.

1919 – É instituído o título honorífico de Artista do Povo da União Soviética, condecoração que era concedida aos cidadãos soviéticos que se destacavam nas artes cênicas, musicais e visuais.

1928 – Nasce Yevgeny Svetlanov, célebre maestro, compositor e pianista russo, falecido em 2002.

1947 – A cidade de Moscou é condecorada com a Ordem de Lenin, por seus 800 anos de fundação.

1991 – A União Soviética reconhece a independência das repúblicas bálticas – Estônia, Letônia e Lituânia.

1991 – Leningrado é rebatizada como São Petersburgo, voltando assim a homenagear o Czar Pedro, o Grande, que fundou a cidade em 27 de maio de 1703, para ser a nova capital do Império Russo. Vale lembrar que em 31 de agosto de 1914 o Czar Nicolau II decretou a mudança do nome da cidade, de São Petersburgo para Petrogrado. A partir de 1924, em homenagem ao líder revolucionário Vladimir Lenin, a cidade seria mais uma vez renomeada como Leningrado. São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa, ficando atrás apenas de Moscou, Londres e Paris.

Tags: catedral cristo salvador, czares rússia, história rússia, língua, palacio inverno, rússia, união soviética