Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 7 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

A Rússia comemora em 7 de setembro o Dia Mundial da Recusa dos Brinquedos de Guerra, data internacional celebrada numa série de países da União Europeia e instituída em 1988 pela Associação de Ajuda aos Órfãos e Crianças Privadas de Cuidados dos Pais. Neste dia são realizadas ações de antimilitarização, estimulando a troca de brinquedos como espadas, pistolas e tanques por outros menos agressivos, como carrinhos, bolas, bonecas e bichinhos de pelúcia.

1731 Morre Evdokia Lopukhina, imperatriz russa, primeira esposa do Czar Pedro, o Grande, e mãe do seu primeiro filho, o Czarevich Alexei Petrovich Romanov, que seria condenado à morte por traição, morrendo na prisão em 1718.

A Batalha de Borodino, em 7 de setembro de 1812. (Quadro de Louis Lejeune, 1822)

1812 A 125 quilômetros de Moscou, ocorre a Batalha de Borodino, o maior e mais sangrento combate das Guerras Napoleônicas, em que as tropas russas derrotaram as de Napoleão Bonaparte na chamada Guerra Patriótica de 1812. Às 6 horas da manhã daquele 7 de setembro, Napoleão deu início ao ataque com seus 135 mil homens e 587 canhões, contra 155 mil homens e 640 canhões das tropas russas, comandadas pelo lendário General Mikhail Kutuzov. Foram mais de 16 horas de confronto ininterrupto, transformando Borodino na maior batalha de um dia das Guerras Napoleônicas. Apesar da vitória francesa, o exército de Napoleão teve 58 mil mortos, incluindo 48 marechais. Os russos perderam quase a metade de seu exército: 66 mil baixas, entre elas a do General Bagration. Depois dessa batalha, o General Kutuzov recuou, deixando livre aos franceses o caminho para Moscou.

1837 No 25.º aniversário da Batalha de Borodino, é realizada em Moscou a solenidade da fundação da Catedral do Cristo Salvador. Considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia, essa catedral disputa com a de São Basílio o título de "principal de Moscou", servindo de palco para a celebração das mais importantes solenidades da Igreja Ortodoxa Russa.

1870 – Nasce Aleksander Kuprin, escritor, dramaturgo e observador do folclore russo. Suas obras mais famosas são: “O Bracelete de Rubi” e “O Desafio”. Kuprin morreu em 1938.

1947 É inaugurado em Moscou o monumento ao Príncipe Yuri Dolgorukiy, o fundador da cidade em 1147.

Tags: catedral cristo salvador, czares rússia, história rússia, língua, palacio inverno, rússia