Acontecimentos
Aconteceu em 13 de setembro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 13 de setembro os profissionais do ramo da informática da Rússia comemoram o Dia do Programador, um feriado profissional celebrado no dia de número 256 do ano, ou seja, em 13 de setembro, ou em 12 de setembro nos anos bissextos. A data não foi escolhida à toa. Ela corresponde exatamente aos 256 números binários que podem ser representados por um único byte, a menor das unidades de armazenamento de dados utilizados na informática. O Dia do Programador se tornou oficial há apenas dois anos, por decreto do então Presidente Dmitri Medvedev.
Também em 13 de setembro é celebrado na Rússia o Dia Internacional de Memória das Vítimas do Fascismo, data instituída em 1962 em memória das dezenas de milhões de pessoas mortas durante a Segunda Guerra Mundial em decorrência do nazifascismo.
1736 – É fundada na região dos Montes Urais a cidade de Cheliabinsk, hoje um dos maiores polos industriais da Rússia. Vale destacar que durante a Segunda Guerra Mundial Stalin decidiu mover a produção de tanques T-34 e foguetes Katiucha para lugares afastados das frentes alemãs, levando-a para Cheliabinsk e fazendo com que a cidade ganhasse o apelido de "Tankograd".
1739 – Nasce o Príncipe Grigori Alexandrovich Potemkin, marechal de campo russo, estadista e favorito de Catarina II, a Grande. Ele é principalmente lembrado por seus esforços em colonizar as escassamente povoadas estepes selvagens do sul da Ucrânia, que em 1774 passariam a integrar o território da Rússia.
1741 – É publicado decreto restringindo a jornada de trabalho nas fábricas do Império Russo a um máximo de 15 horas diárias.
1745 – Publicação do primeiro Atlas Geográfico da Rússia.
1849 – O escritor Nikolai Gogol, uma das figuras-chave da literatura russa do século 19, se muda para Moscou.
1859 – Morre Faddei Bulgarin, escritor e jornalista polonês naturalizado russo. O objetivo da maioria de seus escritos era popularizar as políticas autoritárias dos Imperadores Alexandre I e Nicolau I da Rússia. Ao longo de sua carreira jornalística, Bulgarin foi vítima de constantes críticas e zombarias por parte de diversos escritores russos, incluindo o grande poeta Alexander Pushkin. Isso o levou a se tornar um dos jornalistas mais desprezados de seu país.
1951 – Nasce Aleksander Rosenbaum, poeta e cantor popular russo.