Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 13 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 13 de setembro os profissionais do ramo da informática da Rússia comemoram o Dia do Programador, um feriado profissional celebrado no dia de número 256 do ano, ou seja, em 13 de setembro, ou em 12 de setembro nos anos bissextos. A data não foi escolhida à toa. Ela corresponde exatamente aos 256 números binários que podem ser representados por um único byte, a menor das unidades de armazenamento de dados utilizados na informática. O Dia do Programador se tornou oficial há apenas dois anos, por decreto do então Presidente Dmitri Medvedev.

Também em 13 de setembro é celebrado na Rússia o Dia Internacional de Memória das Vítimas do Fascismo, data instituída em 1962 em memória das dezenas de milhões de pessoas mortas durante a Segunda Guerra Mundial em decorrência do nazifascismo.

1736   É fundada na região dos Montes Urais a cidade de Cheliabinsk, hoje um dos maiores polos industriais da Rússia. Vale destacar que durante a Segunda Guerra Mundial Stalin decidiu mover a produção de tanques T-34 e foguetes Katiucha para lugares afastados das frentes alemãs, levando-a para Cheliabinsk e fazendo com que a cidade ganhasse o apelido de "Tankograd".

1739 –  Nasce o Príncipe Grigori Alexandrovich Potemkin, marechal de campo russo, estadista e favorito de Catarina II, a Grande. Ele é principalmente lembrado por seus esforços em colonizar as escassamente povoadas estepes selvagens do sul da Ucrânia, que em 1774 passariam a integrar o território da Rússia.

1741   É publicado decreto restringindo a jornada de trabalho nas fábricas do Império Russo a um máximo de 15 horas diárias.

1745   Publicação do primeiro Atlas Geográfico da Rússia.

1849  –  O escritor Nikolai Gogol, uma das figuras-chave da literatura russa do século 19, se muda para Moscou.

1859  –  Morre Faddei Bulgarin, escritor e jornalista polonês naturalizado russo. O objetivo da maioria de seus escritos era popularizar as políticas autoritárias dos Imperadores Alexandre I e Nicolau I da Rússia. Ao longo de sua carreira jornalística, Bulgarin foi vítima de constantes críticas e zombarias por parte de diversos escritores russos, incluindo o grande poeta Alexander Pushkin. Isso o levou a se tornar um dos jornalistas mais desprezados de seu país.

1951   Nasce Aleksander Rosenbaum, poeta e cantor popular russo.

Tags: atlas geográfico, czares, história rússia, literatura russa, nazifascismo, rússia