Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 14 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

1492   O Sínodo de Moscou transfere de 1.º de março para 1.º de setembro a comemoração do Ano Novo na Rússia. Esta data permaneceria até o ano 1700, quando Pedro I, o Grande, instituiu o Ano Novo em 1.º de janeiro. Vale destacar que, de acordo com o calendário adotado pela Igreja Ortodoxa, a atual data de 14 de setembro correspondia naquela época justamente ao dia 1.º de setembro.

1812 –  Após vencerem a famosa Batalha de Borodino, as tropas de Napoleão Bonaparte começam a entrar em Moscou. Os russos, no entanto, atearam fogo em diversos locais da cidade, e em cinco dias de ininterruptos incêndios destruíram dois terços de suas construções, além de enormes quantidades de mantimentos necessários às exauridas tropas de Napoleão Bonaparte. A falta de alimentos, os constantes ataques dos russos e a rápida chegada do inverno forçaram os franceses a deixar Moscou em 18 de outubro daquele ano, protagonizando uma das retiradas mais dramáticas da História Universal.

1829   Rússia e Turquia assinam o Tratado de Adrianópolis, pondo fim à Guerra Russo-Turca de 1828-1829. O Tratado confirmou a autonomia da Grécia e de parte dos Balcãs. Já a Rússia passou a dominar o Cáucaso e ganhou passagem livre pelo Bósforo, o estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia, tendo em suas duas margens a cidade de Istambul.

1866   É fundado o Conservatório de Moscou, célebre escola de música russa. Em sua extensa lista de famosos professores e alunos constam nomes como Sergei Rachmaninoff, Alexander Scriabin, Aram Khatchaturian, Mstislav Rostropovich, Alfred Schnittke e Vladimir Ashkenazy. Desde 1940, o Conservatório leva o nome do grande compositor russo Piotr Tchaikovsky, que atuou como professor de Teoria Musical e Harmonia da escola desde a sua inauguração até 1878.

1959   A nave espacial soviética Luna 2 alcança a superfície da Lua.

1965   Nasce Dmitri Medvedev, presidente da Rússia entre 7 de maio de 2008 e 7 de maio de 2012 e atual primeiro-ministro do país, desde 8 de maio de 2012. Medvedev nasceu em São Petersburgo em família de professores universitários. Estudou Direito na Universidade Estatal de São Petersburgo, onde se tornou doutor em Direito Civil e foi professor até 1999. Nas eleições do início de 2000 dirigiu a campanha de Vladimir Putin, pois ambos eram seguidores do grande grupo político liderado pelo ex-prefeito de São Petersburgo, Anatoly Sobchak. Em 28 de junho de 2002, Medvedev se tornou presidente do Conselho Fiscal da estatal Gazprom, e em outubro de 2003 assumiu o cargo de chefe da administração do Kremlin. Entre 14 de novembro de 2005 e maio de 2008, foi adjunto do Vice-Primeiro-Ministro Sergei Ivanov. E em 10 de dezembro de 2007 foi designado candidato às eleições presidenciais de 2008, pelos quatro partidos da coalizão de apoio a Vladimir Putin.

Tags: czares, dmitri medvedev, história rússia, luna, nave espacial, rússia