Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 20 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 20 de setembro é celebrado na Rússia o Dia do Recrutador, comemorado por profissionais ou empresas ligadas à área de recursos humanos do país.

1778  – Nasce Faddey Bellingshausen, explorador russo que serviu como oficial da Marinha Imperial da Rússia e comandou a segunda expedição russa a circum-navegar o globo. Durante essa expedição, Bellingshausen veio a ser a primeira pessoa a avistar o continente antártico, em 1820. Ele morreu em 1852.

1802  – O Czar Alexandre I divide pela primeira vez o governo do Império Russo em oito ministérios: da Guerra, do Mar, de Negócios Estrangeiros, de Assuntos Internos e Policiais, da Justiça, das Finanças, do Comércio e da Educação.

1843  – Nasce o Czarevich Nicolau Alexandrovich Romanov, filho do Czar Alexandre I da Rússia, herdeiro do trono russo desde o nascimento até sua morte súbita, em 1865. O primeiro filho do seu irmão mais novo, que acabaria por herdar o trono russo como Alexandre II, recebeu o nome em sua homenagem, tornando-se posteriormente o Czar Nicolau II da Rússia.

1862  – A partir da Sociedade Russa de Música, o pianista e compositor russo Anton Rubinstein funda o Conservatório de São Petersburgo, o primeiro conservatório de música da Rússia, do qual ele seria diretor e professor de piano até 1867. O corpo docente da instituição contaria com grandes nomes, como o do compositor Nikolai Rimsky-Korsakov. Já em 1865, Piotr Tchaikovsky, um dos maiores nomes da música clássica russa, tornou-se o primeiro aluno a se formar em Composição pelo Conservatório.

1878  – São inaugurados em São Petersburgo os Cursos Superiores de Bestuzhev, a primeira universidade feminina da Rússia. Apesar de a instituição ter sofrido diversas intervenções e críticas, cientistas de renome como Aleksander Butlerov, Dmitri Mendeleev e Aleksander Borodin lá lecionaram. Uma das alunas mais célebres da universidade foi Nadezhda Krupskaya, futura esposa de Vladimir Lenin, a qual, no entanto, como a grande maioria de suas colegas, não chegou a concluir os cursos da instituição.

1969  – Morre Ida Rubinstein, atriz e dançarina russa nascida em 1885, celebrada pela beleza, senso de expressividade e audácia no palco. Rica e amante das belas-artes, ela financiou inúmeros artistas, para muitos dos quais posou como modelo, deixando, assim, registrada a sua estampa singular em pinturas, esculturas e fotografias. Bissexual assumida, ao longo de sua vida Ida Rubinstein se relacionou amorosamente com homens e mulheres – um escândalo para a época.

1993 –  O Cazaquistão ingressa na Comunidade dos Estados Independentes, uma organização supranacional fundada em 8 de dezembro de 1991, envolvendo repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. Esse novo acordo de união política teve como principal impulsionador o presidente russo Boris Yeltsin e marcou a dissolução da União Soviética.

2000   Morre Gherman Titov, cosmonauta soviético nascido em 1935 e que se tornou o segundo homem a ir ao espaço e entrar em órbita da Terra, após o seu compatriota Yuri Gagarin. Titov subiu ao espaço em 6 de agosto de 1961 a bordo da nave Vostok II, sendo, aos 26 anos, o mais jovem cosmonauta da História até hoje. Durante a sua missão de 25 horas em 17 órbitas em volta da Terra, Titov, de tão tranquilo que estava, chegou a dormir na cabine da cápsula espacial, tornando-se também o primeiro ser humano a dormir no espaço e o primeiro homem a sofrer de “enjoo espacial”. Após o seu voo, Gherman Titov foi transformado em herói nacional e mundial junto com Gagarin. Ele assumiu vários cargos importantes no programa espacial soviético até sua aposentadoria em 1992, e em 1995 foi eleito deputado da Câmara Baixa do Parlamento Russo, pelo Partido Comunista. Titov foi condecorado como Herói da União Soviética e com duas medalhas da Ordem de Lenin. Ele morreu de ataque cardíaco na sauna de sua casa, aos 65 anos de idade. Após a sua morte, astrônomos russos batizaram com seu nome uma cratera na face oculta da Lua.

2002  – Morre aos 30 anos de idade Sergei Bodrov, famoso ator da nova geração do cinema russo. Sua morte precoce ocorreu durante uma filmagem na Ossétia do Norte, quando, junto com outros 27 membros da equipe de produção, foi vítima de uma avalanche.

Tags: czares rússia, czarevich nicolau alexandrovich romanov, rússia