Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 21 de setembro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 21 de setembro a Rússia comemora o Dia Internacional da Paz, instituído pela Organização das Nações Unidas em 30 de novembro de 1981. A data representa um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que também façam algo a favor da paz.

1740  – Nasce Ivan Lepechin, botânico, explorador e um dos primeiros russos a se notabilizar como um grande naturalista.

Igor Stravinsky (ao centro) em Moscou, em 21 de setembro de 1962

1801  – Nasce Boris Jacobi, físico russo de origem alemã, membro da Academia de Ciências de São Petersburgo e inventor do motor elétrico.

1932  – Nasce o escritor russo Vladimir Voinovitch. Uma de suas obras mais conhecidas é "Moscou 2042", na qual critica duramente e com muito humor tanto o regime soviético como alguns dos mais eminentes movimentos dissidentes.

1962  – Após 48 anos morando no exterior, entre Suíça, França e Estados Unidos, o grande compositor, pianista e maestro russo Igor Stravinsky retorna à Rússia com dois concertos. Considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do seu tempo, Stravinsky foi o arquétipo do russo cosmopolita, escolhido pela revista “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes do século 20. Além do reconhecimento que obteve pelas suas composições, notáveis pela sua diversidade estilística, Stravinsky ficou ainda famoso como pianista e maestro, estando nessas condições muitas vezes nas estreias das suas obras.

1973  – É fundada a Academia do Ministério dos Assuntos Internos da União Soviética. Hoje, na Federação da Rússia, a Academia é o maior centro de pesquisas e preparo de quadros para todos os níveis do sistema de órgãos internos do país.

1993  – O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, na tentativa de afastar o obstáculo à consolidação do seu poder e à implementação da reforma neoliberal, assina decreto dissolvendo o Legislativo do país, formado naquela época pelo Congresso dos Deputados do Povo e seu Soviete Supremo. No entanto, como o presidente não tinha poder para dissolver o Parlamento de acordo com a Constituição então vigente, a ação desencadeou o que ficou conhecido como Crise Constitucional Russa de 1993, a qual se estenderia até 5 de outubro daquele ano. O impasse político entre o presidente e o Parlamento só seria resolvido pelo uso da força militar.

Tags: boris yeltsin, história rússia, rússia, são petersburgo, união soviética