Diário da Rússia

Acontecimentos

Aconteceu em 9 de outubro

Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia

Em 9 de outubro a Rússia celebra o Dia Mundial dos Correios. Nesta data, em 1874, foi fundada a União Geral dos Correios, hoje conhecida como União Postal Universal (UPU), instituição internacional especializada das Nações Unidas com sede em Berna, na Suíça, e que agrupa os serviços postais de cerca de 190 países e regiões autônomas.

1731  – O Canato do Zhuz Menor, localizado no Cazaquistão Ocidental, aceita a proteção da Rússia, dando início ao processo de anexação do Cazaquistão ao Império Russo.

1760  – No decorrer da Guerra dos Sete Anos, as tropas russas tomam a cidade de Berlim, então capital do Reino da Prússia. A Guerra dos Sete Anos foi uma série de conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, entre a França, a Áustria e seus aliados – Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha –, de um lado, e Inglaterra, Portugal, Prússia e Hanôver, de outro.

1773 –  A Imperatriz Catarina II recebe o grande filósofo e escritor francês Denis Diderot, que permaneceria como seu convidado na Rússia durante seis meses.

1874 –  Nasce Nikolai Roerich, pintor, escritor, filósofo, arqueólogo e líder espiritual russo, reconhecido internacionalmente por sua vasta obra. Roerich criou um Tratado Internacional de Paz, que propunha hastear bandeiras com um símbolo da cultura universal em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas do mundo, a fim de indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra ou de paz. O pacto foi apresentado por Roerich em Nova York, rendendo-lhe em 1929 uma indicação para o Prêmio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, o Presidente Franklin Roosevelt presidiu uma cerimônia máxima na Casa Branca, em Washington, na qual o Brasil, os Estados Unidos e 20 países latino-americanos firmaram definitivamente o seu Tratado Internacional de Paz. Nicholai Roerich morreu na Índia, em 13 de dezembro de 1947.

1888  – Nasce Nikolai Bukharin, revolucionário e intelectual bolchevique que ocupou importantes cargos no Partido Comunista da União Soviética, chegando a ser um dos políticos mais influentes do país. Após a morte de Lenin, Bukharin de início tomou o partido de Joseph Stalin contra Trotski e a Oposição de Esquerda, mas a partir de 1928 foi considerado por Stalin como possível rival e presumível líder da oposição de direita, razão pela qual foi afastado do poder em 1929. Mais tarde, depois de uma reconciliação formal, recebeu o lugar de redator-chefe do jornal “Izvestia”. No entanto, em 1937, Nikolai Bukharin foi preso e, um ano mais tarde, em 1938, condenado à morte e executado.

1989  – A União Soviética reconhece o direito dos trabalhadores à greve.

Tags: brasil, catarina imperatriz, czares rússia, franklin roosevelt, história rússia, rússia, trabalhadores greve