Acontecimentos
Aconteceu em 11 de outubro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
1783 – A Imperatriz Catarina II funda a Academia Russa, nomeando sua amiga Yekaterina Vorontsova-Dashkova para a direção da nova instituição, inspirada na Academia Francesa, criada por Richelieu em 1635, sob o reinado de Luís XIII. A Academia Russa elaborou o primeiro dicionário acadêmico de língua russa, e em 1841 foi incorporada à Academia de Ciências da Rússia.
1842 – Morre Wilibald Besser, médico e botânico austríaco e soviético. Ele foi pesquisador e taxonomista da flora da Ucrânia, tendo trazido grandes contribuições para o desenvolvimento da Botânica.
1894 – Nasce Boris Pilniak, escritor russo, autor dos romances “O Volga Desemboca no Mar Cáspio” e “O Ano Nu”. Ele foi preso em 1937, acusado de ser contrarrevolucionário, espião e terrorista, e no ano seguinte foi condenado à morte e, aparentemente, fuzilado. No entanto, algumas fontes soviéticas, entre elas a KGB, afirmam que Pilniak teria sido poupado da sentença, sendo posteriormente reabilitado e vindo a falecer somente em 1941.
1917 – Nasce Viktor Safronov, célebre astrônomo soviético que desenvolveu a teoria da formação dos planetas. Safronov morreu em 1999.
1922 – O revolucionário bolchevique Leon Trotsky, um dos teóricos e protagonistas da Revolução Comunista de 1917, recomendou aos jovens seguidores do seu partido: “Roam o granito da Ciência!” – frase que acabou se tornando um dito popular na União Soviética e, depois, na Rússia.
1931 – O governo da União Soviética decreta a liquidação completa do comércio privado no país.
1931 – Decola pela primeira vez o avião comercial soviético Putilov Stal-2, inteiramente produzido com aço inoxidável.
1944 – A República de Tuvá, no extremo sul da Sibéria, é integrada à União Soviética.
1961 – No polígono de testes de Semipalatinsk, atualmente território do Cazaquistão, é realizada a primeira explosão nuclear subterrânea da União Soviética.
1979 – Morre Andrey Markov Jr., matemático soviético, filho do grande matemático Andrey Markov e um dos fundadores da escola russa de Matemática Construtiva e Lógica.