Análises Econômicas
WOC – World Organization of Creditors divulga trabalho sobre bancos de desenvolvimento
Em que estas instituições do Novo e do Velho Mundo estão investindo?
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
No limiar do encontro anual e fórum de negócios realizado em Astana, capital do Cazaquistão, em 20 e 21 de maio de 2011, a World Organization of Creditors (WOC) elaborou uma pesquisa com o fim de analisar a atividade das instituições de desenvolvimento e avaliar sua influência no establishment dos países onde atuam. A seguir, o resultado da pesquisa.
No moderno sistema de relações internacionais, todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento estão envolvidos no processo de globalização progressiva, e para o bem-estar de qualquer um deles é necessário não apenas prestar atenção ao estado de sua economia nacional, mas também observar os processos na área econômica em nível internacional.
Os países se esforçam por estabelecer uma mais estreita aproximação econômica e comercial regional através de ações definidas visando à eliminação das barreiras econômico-comerciais e à criação de um tranquilo ambiente de investimento. Para um efetivo trabalho dos determinados mecanismos é necessário que as organizações estruturais do Estado, cujo papel é desempenhado pelas instituições de desenvolvimento, funcionem com êxito.
Seu principal objetivo é o financiamento de diferentes setores da economia, e as prioridades dependem da região onde eles funcionam. Além do mais, às vezes sem o seu trabalho o desenvolvimento dos processos de integração internacional, a empresa e a privatização são prejudicados, bem como a criação de novos postos de trabalho, o apoio para os pequenos e médios negócios e a proteção ao meio ambiente. E durante os períodos de choques e crises financeiros e econômicos seu papel aumenta consideravelmente.
Atualmente um grande número de instituições de desenvolvimento funciona no mundo, em nível inter-regional e dentro de diferentes países.
Em nossa pesquisa, o alvo foram os resultados do trabalho dos maiores bancos de desenvolvimento que operam em nível internacional.
A maioria dos bancos de desenvolvimento foi fundada nos anos 60 a 70 do século 20, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento econômico na região. Os capitais dessas organizações são formados nas contas de pagamentos dos países-membros e empréstimos do mercado financeiro mundial. Empréstimos são emitidos para os países-membros dos bancos em diferentes termos (ou padrão comercial ou preferencial) e para projetos de alta execução.
Assim, a análise comparativa dos ativos financeiros feita pelas instituições de desenvolvimento em 2009-2010 revelou um líder absoluto – o European Investment Bank (EIB). Por um lado, nos últimos dois anos este banco gerou os maiores volumes de ativos financeiros para a criação de um ambiente de investimento, apoio para processos de integração inter-regional, apoio para pequenos e médios negócios e desenvolvimento de infraestrutura. Por outro lado, porém, o principal objetivo do trabalho do EIB é financiar regiões europeias, e 95% dos projetos realizados estão na União Europeia, os quais refletiram sérios problemas no período pós-crise na região, e se ressentiram de investimentos privados, necessários para a recuperação as economias de diferentes países. Mas, enquanto esses países estão superando as consequências da crise, o papel do Banco foi gradualmente decrescendo.
No final de 2009, The European Bank for Reconstruction and Development incrementou sua carteira de projetos e seu valor aumentou mais de 40%. Se levarmos em conta o fato de que em 2010 muitos países atraíram ativamente meios financeiros para a realização de projetos de investimento para superar os fenômenos da crise, podemos presumir que a carteira de projetos do EBRD continuou seu crescimento. O aumento dos volumes de crédito do Banco visa a apoiar o processo de estímulo aos programas financeiros, econômicos e sociais. Para direcionar as prioridades o Banco primeiramente estuda os objetivos dos projetos no desenvolvimento da infraestrutura, apoio para pequena e média empresas e criação de novos postos de trabalho.
A International Financial Corporation (filial do International Bank) também assiste ativamente o desenvolvimento da empresa privada e dos investimentos privados nos países em desenvolvimento e a estreita cooperação na esfera financeira. Em 2009 a organização deu maior preferência aos investimentos no setor financeiro (mais de 45%), provavelmente com o pensamento de que poderia ser capaz de ganhar mais numa perspectiva de curto prazo, em investimentos na indústria mundial e no desenvolvimento da infraestrutura.
Outros bancos, apresentados na pesquisa, também mostraram os bons resultados de seu trabalho. O número de projetos de investimento no período pós-crise está crescendo, os riscos são minimizados, e os bancos de desenvolvimento depositam significativos meios financeiros em diferentes esferas e áreas.
Fazendo um resumo, pode-se afirmar que o significado das instituições de desenvolvimento é imenso; seu trabalho é focado no estabelecimento de estreitas relações na esfera econômica entre países e no suporte financeiro para regiões economicamente atrasadas, a fim de criar condições favoráveis para atrair potenciais investidores.
Instituições de desenvolvimento pesquisadas:
O Asian Development Bank foi fundado para estimular as economias da Ásia e Extremo Oriente através de empréstimos diretos e prestação de assistência técnica. Os meios do Banco são formados por ativos dos 56 países-membros do ADB, empréstimos ao mercado dos devedores internacionais e entrada de créditos. O capital autorizado é de US$ 55 bilhões. As prioridades na direção dos investimentos são os setores de transporte e comunicações, indústria, energia, agricultura e setor financeiro.
O African Development Bank foi fundado em 1963 pela Organização da Unidade Africana para assistência ao desenvolvimento de toda a África através da emissão de recursos financeiros. O Banco inclui 53 países e 24 membros não regionais. O capital do Banco é de US$ 22 bilhões, e o estado-membro contribui somente com 10% e dá a garantia de pagamento do restante na primeira demanda. Os meios financeiros para implementação dos projetos são atraídos nos mercados de débitos. O ADB inclui três organizações financeiras: o African Development Bank, o African Development Fund e o Nigerian Trust Fund.
O Eurasian Development Bank é uma organização financeira internacional fundada em 2006 pela Rússia e o Cazaquistão com o objetivo de dar assistência ao desenvolvimento nas relações econômico-comerciais através da atividade de investimento. O trabalho do EDB é também dar assistência ao desenvolviemtno econômico estável, aos processos de integração e ao desenvolvimento das bases infraestruturais e institucionais do mercado econômico. Os membros do Banco são Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Rússia e Tadjiquistão. O capital autorizado excede 1,5 bilhão de dólares e é formado na conta dos fundos dos países-membros. As esferas prioritárias dos projetos de investimentos financeiros são as indústrias de força, transporte e infraestrutura de transporte, complexo de agronegócio e altas tecnologias.
O European Investment Bank é uma instituição de crédito e financeira da União Europeia fundada em 1958 para financiar o desenvolvimento de regiões europeias atrasadas, na forma de projetos de crédito de longo prazo, que são do interesse dos países da União Européia. Os membros do EIB são países da UE, o capital autorizado é formado por seus fundos e é de mais de 232 bilhões de euros. O fundo de financiamento do projeto é formado pela conta de empréstimos ligados aos mercados financeiros nacionais e internacionais. Os créditos são emitidos tanto em termos comerciais como preferenciais e mais de 70 % são créditos para o desenvolvimento regional. As prioridades para o financiamento são energia, transporte e telecomunicações.
O Inter-American Development Bank foi fundado em 1959 para dar suporte a países da América Latina e do Caribe. Atualmente a organização financeira mundial inclui 48 países com diferentes status: somente 26 países têm o direito de receber empréstimos. O grupo do Banco inclui também a Inter-American Investment Corporation e o Multilateral Investment Fund. O fundo de caixa é formado pela conta de atração de fundos recebidos pela venda de empréstimos ligados a investidores institucionais.
O North Investment Bank foi fundado em 1976 para financiamento de projetos de interesse de 8 países escandinavos e bálticos. As prioridades são proteção ambiental, educação e desenvolvimento de infraestrutura.
Para ver o “Quadro dos Resultados das Atividades dos Bancos de Desenvolvimento em 2010”, acesse:
http://woc-org.com/en/index.php?name=pressa
e entre no link:
What do the New and the Old World Development Banks invest to?
Para os dados de informação analítica do WOC, pode ser consultado o Serviço de Imprensa da Organização:
Tel.: +7 (495) 225-25-39