Diário da Rússia

Andrey Budaev

História e atualidade da Igreja Ortodoxa Russa

Exposição fotográfica “Rússia Ortodoxa” mostra Ortodoxia ao público carioca

Nesta quinta-feira, 8, está sendo aberta na Academia Brasileira de Filosofia no Rio de Janeiro (Rua Riachuelo, 303 – Centro – Casa de Osório) a exposição de fotos “Rússia Ortodoxa”, organizada pelo Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro. Essa exposição vai despertar grande interesse entre cariocas e visitantes da Cidade Maravilhosa.

A Ortodoxia está indissoluvelmente ligada à história do Estado russo, e é uma religião tradicional e de formação cultural no país desde 988 – o ano do Batismo da Rússia pelo Grão-Duque de Kiev Vladimir, nas águas do rio Dniéper. Isso significa que a partir do final do século 10 a Ortodoxia se tornou o núcleo espiritual e moral da sociedade, formando o caráter do povo russo, suas tradições culturais e seu modo de vida.

A Rússia até hoje continua sendo o principal guardião das tradições ortodoxas, especialmente após o colapso do Império Bizantino. A Igreja Ortodoxa Russa passou por duras provas, como a perseguição e a opressão na era soviética, com todos os tipos de proibições e restrições. Mas o povo russo guardou a fé na Ortodoxia e levou sua crença ao longo dos anos. Para ele, a proteção da Ortodoxia e da Pátria sempre foi considerada um sagrado dever.

As noções de “russo” e “ortodoxo” na Rússia, até o século 20, eram inseparáveis e significavam a mesma coisa, ou seja, pertencentes à cultura ortodoxa russa. Como observou o grande escritor russo Fiodor Dostoievski, “quem não entende, no nosso povo, a sua Ortodoxia e os seus objetivos finais, nunca vai entender o nosso povo”.

Desde os anos de 1990 a cultura ortodoxa na Rússia começou a reviver intensamente. A atitude oficial em relação à Igreja e também a consciência dos cidadãos sofreram mudanças. Os sinos voltaram a tocar, e nas igrejas e nos mosteiros restaurados recomeçaram os serviços religiosos. Milhares de russos foram à igreja pela primeira vez, buscando e encontrando proteção espiritual e apoio.

Atualmente, a Ortodoxia não é oficialmente a religião do Estado, mas tem seu impacto em várias esferas da vida dos russos, incluindo relações sociais, familiares e pessoais, bem como a literatura e a arte.

Ao mesmo tempo, torna-se mais visível a renovação da Ortodoxia em todo o mundo, como foi debatido em 2006 na reunião da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior com o Patriarcado de Moscou.

A cultura russa sempre teve aprovação, alta apreciação e um lugar digno na cultura mundial, da qual é parte importante e integral. A grandeza da cultura russa no decorrer de dez séculos de desenvolvimento foi determinada pelo seu profundo significado espiritual, baseado na moralidade ortodoxa e na história do cristianismo.

Tags: cultura russa, igreja ortodoxa, rússia