Diário da Rússia

Andrey Budaev

O Dia da Unidade Nacional da Rússia

Data lembra acontecimentos históricos muito importantes

O Dia da Unidade Nacional é uma jovem festa estatal russa. Ele é celebrado em 4 de novembro desde 2005, mas suas raízes estão ligadas a acontecimentos históricos importantes na vida do nosso país.

Em 22 de outubro de 1612 (1.º de novembro, pelo calendário gregoriano) os combatentes da tropa irregular chefiada por Kuzma Minin e Dmitry Pozharsky tomaram de assalto Kitai-gorod, libertando Moscou do domínio dos intervencionistas polacos e demonstrando o exemplo de heroísmo e unidade do povo inteiro, independentemente da origem, religião e posição social.

A guarnição militar da República das Duas Nações (Primeira República da Polônia) recuou para o Kremlin. O Príncipe Pozharsky entrou no Kitai-gorod com o Ícone da Mãe de Deus de Kazan e jurou construir uma igreja em memória dessa vitória.

No dia 26 de outubro o comando da guarnição intervencionista declarou capitulação, libertando ao mesmo tempo boiardos moscovitas e outros nobres do Kremlin. No dia seguinte a guarnição se rendeu. No final de fevereiro de 1613 a Zemsky Sobor (uma assembleia de boiardos e oficiais da Igreja) elegeu Miguel Romanov como o primeiro czar da dinastia dos Romanov.

Em 1649, por decreto do Czar Aleixo Romanov, o dia do Ícone da Mãe de Deus de Kazan, em 22 de outubro (segundo o calendário juliano), foi proclamado o feriado estatal que seria comemorado durante três séculos, até 1917. ?om a chegada do poder soviético, a tradição de celebrar a libertação de Moscou foi suspensa.

Segundo o calendário da Igreja Ortodoxa, neste dia celebra-se o Ícone da Mãe de Deus de Kazan (em memória da libertação de Moscou dos polacos em 1612), que corresponde ao dia 22 de outubro no calendário juliano. Contudo, por causa da maior diferença entre os calendários juliano e gregoriano nos séculos passados este dia foi transferido para 4 de novembro – a data foi escolhida como feriado estatal.

A razão para o estabelecimento do novo feriado foi o cancelamento da festa de 7 de novembro planejado pelo governo russo, que na consciência das nossas pessoas está ligada ao aniversário da revolução de Outubro de 1917.

A ideia de fazer do 4 de novembro o Dia da Unidade Nacional foi exposta pelo Conselho Inter-Religioso da Rússia em setembro de 2004 e apoiada pelo Comitê Parlamentar do Trabalho e da Política Social.

Em 29 de setembro de 2004 o Patricarca de Moscou e de Todas as Rússias Aleixo II apoiou publicamente a iniciativa da Duma (Câmara Baixa do Parlamento) de estabelecer o feriado em 4 de novembro.

Em 2005 a cidade de Nijni Novgorod se tornou o centro de comemoração do feriado. Lá foi realizada a inauguração do monumento a Kuzma Minin e Dmitry Pozharsky, da qual participou o Patriarca Aleixo II. A festa também foi celebrada em Moscou (com dois eventos religiosos de Krestniy Khod e uma “Marcha Russa”. O presidente russo depositou uma coroa de flores no monumento de Minin e Pozharsky), Samara, Volgograd, Vladimir, Kostroma, Petrozavodsk, São Petersburgo e outras cidades. Tiveram lugar vários eventos beneficentes que podem ser caraterizados com palavras de um dos líderes religiosos locais: “Percebemos este dia como uma festa da virtude e amor, preocupação com os parentes e apoio aos necessitados.”

Em 2007 ocorreu a popularização notável da festa. O conhecido diretor de cinema russo Vladimir Khotinenko fez o filme histórico chamado “1612”, dedicado aos eventos daqueles anos. Só em Moscou, no quadro das comemorações foram realizados 39 eventos. Por tradição, Vladimir Putin depositou flores no monumento e entregou medalhas de Pushkin “pela conservação do patrimônio espiritual russo” e “popularização da língua russa” durante uma reunião no Kremlin.

Em 2008, por ocasião do Dia Nacional da Unidade, foi organizada recepção solene no Grande Palácio do Kremlin. Na Praça da Revolução houve um comício do qual participaram sete mil pessoas.

Neste ano de 2012, a cidade de Nijni Novgorod será o palco das comemorações. Até o dia 4 de novembro lá será instalada uma enorme escultura de areia de Kuzma Minin, com 30 metros de comprimento e 5 metros de altura.

Assim, o Dia da Unidade Nacional vai se tornando uma festa popular cada vez mais conhecida e amada no nosso país. As solenidades e eventos ligados à sua realização têm um papel unificador importante no desenvolvimento da sociedade russa moderna, e exercem uma educação patriótica notável sobre a jovem geração dos russos.

Tags: kremlin palácio, marcha russa, moscou, patriarca, patriotas, rússia, unidade nacional