Andrey Budaev
Os 70 anos da Vitória na Batalha de Stalingrado
Volgogrado (Stalingrado) se tornou uma verdadeira lenda, um símbolo do poder espiritual e da unidade do povo multinacional
- 3 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
No dia 2 de fevereiro, por tradição, celebra-se na Rússia o Dia da Vitória na Batalha de Stalingrado, que foi o início da derrota das tropas invasoras fascistas na Segunda Guerra Mundial. Neste ano os povos da Rússia e de outros países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) festejam os 70 anos da vitória naquela grande batalha histórica, que durou mais de 200 dias – de 17 de julho de 1942 até 2 de fevereiro de 1943. Nesse período ocorriam ações militares das tropas soviéticas pela defesa da cidade de Stalingrado e pela derrota do agrupamento estratégico alemão entre os grandes rios Don e Volga. A Batalha de Stalingrado é considerada o maior combate terrestre no decorrer da Segunda Guerra Mundial, e, junto com a Batalha de Kursk, foi o ponto de virada nas ações militares, após as quais as tropas alemãs perderam iniciativa estratégica definitivamente.
A batalha incluía a tentativa da Wehrmacht de invadir a margem esquerda do rio Volga perto de Stalingrado (atual Volgogrado) e a própria cidade. Como resultado da confrontação entre o Exército Vermelho e a Wehrmacht na cidade, e da contraofensiva do Exército Vermelho (Operação Urano), o 6.o Exército alemão e outras forças dos aliados da Alemanha fascista dentro e perto da cidade foram cercadas e parcialmente destruidas e capturadas.
Segundo estimativas, as baixas mortais totais de ambos os lados nesta batalha excedem dois milhões de pessoas (1,2 milhão do lado fascista e cerca de um milhão de militares e civis do lado soviético). As tropas dos países do Eixo que faziam parte do agrupamento fascista alemão perderam um grande número de pessoas e armamentos e não conseguiram, mais tarde, recuperar-se da derrota.
Para a União Soviética, a vitória na Batalha de Stalingrado deu início à expulsão em massa dos invasores das terras soviéticas, após a qual se seguiram a libertação dos territórios ocupados da Europa e a vitória definitiva sobre o Terceiro Reich em 1945.
A vitória das tropas soviéticas na Batalha de Stalingrado é o maior evento militar e político durante a Segunda Guerra Mundial. A grande batalha que terminou no cerco, destruição e captura do agrupamento inimígo, incluindo o 6.o Exército invencível da Wehrmacht, foi uma grande contribuição para o ponto de virada durante a Grande Guerra Patriótica e exerceu uma influência enorme sobre o andamento posterior da Segunda Guerra Mundial.Na sequência da batalha, o Exército Vermelho tomou solidamente a iniciativa estratégica nas suas mãos, e a partir daí ditava sua vontade ao inimígo.
Na Batalha de Stalingrado revelaram-se com toda a força os novos traços da arte militar das Forças Armadas da União Soviética. A arte estratégica russa enriqueceu-se de experiência no cerco e na destruição do adversário. O resultado da Batalha de Stalingrado causou embaraço e confusão nos países do Eixo. Começou a crise dos regimes pró-fascistas na Itália, Romênia, Hungria, Eslováquia. Enfraqueceu a influência da Alemanha e dos seus aliados, e a sua discordância se agravou consideravelmente. Como resultado da derrota, a Alemanha enfrentou o problema de perdas técnicas e pessoais que eram equivalentes às de todo o período de batalhas anteriores na frente soviético-alemã desde o início da guerra.
Segundo dados aproximados, foram capturados perto de Stalingrado mais de 100 mil soldados e oficiais alemães, inclusive 24 generais e o favorito de Hitler, o Marechal de Campo Paulus.
A Batalha de Stalingrado foi uma das mais sangrentas na História da Humanidade, e se tornou tema de algumas dezenas de livros, documentários e filmes na Rússia e no exterior. Em memória deste grande acontecimento o governo municipal tomou a decisão de dar o nome da antiga Stalingrado à cidade atual de Volgogrado durante as festas e celebrações da Vitória. Dando o tributo aos eventos heróicos daquele tempo na cidade, na colina Mamayev Kurgan foi criado complexo memorial no território de 65 mil metros quadrados, que inclui 15 esculturas. A principal delas é o monumento de concreto “Rodina Mat” (Pátria Mãe), com 87 metros de altura e 10 mil toneladas.
Em fevereiro de 2013 uma série de eventos políticos e sociais teve lugar na Rússia, entre eles, o grande concerto festivo para os veteranos da guerra. No Palácio do Kremlin foi realizada uma recepção em nome do Presidente, por ocasião do 70.0 Aniversário da Vitória na Batalha de Stalingrado. No evento estavam presentes veteranos da Grande Guerra Patriótica, representantes das organizações militares e patrióticas, gerentes das associações de veteranos, ativistas culturais e artísticos e representantes dos órgãos supremos do poder estatal.
Proferindo discurso no encontro, o Presidente Vladimir Putin sublinhou: “Temos que fazer o que for possível para que a memória de Stalingrado e a verdade sobre esta cidade nunca sejam esquecidas. Devemos coibir quaisquer tentativas de deturpar ou revisar os eventos da Segunda Guerra Mundial, de ajustá-los para os padrões políticos conjunturais e de imprudentemente diminuir a proeza daqueles que libertaram o mundo.”
A cidade de Volgogrado, que nos dias de festas receberá seu antigo nome de Stalingrado, tornou-se uma verdadeira lenda, símbolo do poder espiritual e da unidade do povo multinacional, da decisão em prol da salvação da sua Pátria de ultrapassar provas inumanas. Os dias da celebração têm uma grande importância para o fortalecimento da consciência e da unidade espiritual de todos os cidadãos da Rússia, especialmente para a educação patriótica das gerações jovens do nosso país.