Diário da Rússia

Andrey Budaev

O Dia Internacional da Mulher

Rússia celebra centenário da data dedicada às mulheres do mundo

A Rússia celebra este ano o centenário do início da comemoração do Dia Internacional da Mulher no nosso país. Esta festa é considerada uma das mais populares e amadas entre os russos em nível nacional. Neste dia, costuma-se fazer várias surpresas agradáveis para mulheres, oferecer prendas e flores, muitas flores... Esta festa é associada, na Rússia, a amor, estado de espírito bom, chegada da primavera e, certamente, a manifestações de amor, agradecimentos e respeito em relação a todas as nossas mulheres: mães, esposas, filhas, irmãs, sobrinhas, etc.

O 8 de Março é anualmente celebrado pela Organização das Nações Unidas como o Dia internacional da luta pelos direitos femininos e pela paz no mundo. E esta festa surgiu historicamente como o dia de solidariedade das mulheres trabalhadoras na luta pela igualdade dos direitos e a emancipação.

Existem algumas versões da origem desta festa. Considera-se que o Dia Internacional da Mulher em 8 de março se originou com a “marcha de panelas vazias” realizada naquele dia pelas operárias da indústria têxtil e das fábricas de costura do vestuário em Nova York, em protesto contra as condições inaceitáveis de trabalho e salário baixo. Elas exigiam a redução do dia de trabalho, melhoria das condições de emprego e salário igual ao dos homens.

Na Europa, esta tradição surgiu em 1910, durante a  Segunda Conferência Internacional  das  Mulheres Socialistas,  em Copenhague, quando a ativista política e lutadora pelos direitos femininos Clara Zetkin apresentou a proposta de instituir o Dia Internacional da Mulher. Tratava-se de que neste dia as mulheres passariam a organizar comícios e passeatas atraindo a atenção da sociedade para seus problemas.

Desde 1911, este dia já vinha sendo celebrado em quatro países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. Pela primeira vez na Rússia o Dia 8 de Março foi celebrado em 1913 em São Petersburgo, como evento popular da sociedade.

O Dia Internacional da Mulher era muito popular no mundo nos anos 1910-1920, mas depois sua popularidade diminuiu.

A partir de 1966, de acordo com decreto do Parlamento soviético, o Dia Internacional da Mulher se tornou uma festa e feriado. Pouco a pouco a festa perdeu seu caráter político na União Soviética, deixou de ser associado à luta das mulheres contra a discriminação, transformando-se em “dia de todas as mulheres”, e adquiriu traços modernos.

Desde 1975, por ocasião do Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Em 1977 a Assembleia-Geral da ONU propôs aos países-membros anunciar, de acordo com suas tradições e costumes, qualquer dia deste ano como o Dia da Luta pelos Direitos das Mulheres e pela Paz Internacional da ONU. A decisão foi tomada por ocasião do Ano Internacional das Mulheres e da Década Internacional das Mulheres (1976-1985).

Atualmente, esta data é anunciada como feriado nacional em algumas das antigas repúblicas da União Soviética, bem como em vários países da Europa, da África, da Ásia e da América Latina.

 

Tags: áfrica, américa latina, ásia, compatriotas, consulado rússia, dia internacional mulher, europa, moscou, onu, rússia, são petersburgo, segunda guerra mundial