Qual a sua idade?

Até 20

De 21 a 30

De 31 a 40

De 41 a 50

Acima de 50

publicado em 09/12/2010 às 00:00

UNIVERSIDADE RUSSA ABRE VAGAS PARA BRASILEIROS

A Universidade Amizade dos Povos, de Moscou, está oferecendo 20 vagas para estudantes brasileiros em bacharelado e mestrado nos cursos de Relações Internacionais e Direito Internacional, e de especialização em Gás e Petróleo.

Os interessados não precisam conhecer o idioma russo para estudar nessa universidade moscovita. Antes de ingressar na instituição, os alunos estudam russo durante 15 meses e se familiarizam com os termos técnicos, em russo, dos cursos escolhidos. Os estudos de mestrado podem ser concluídos em até dois anos, e os de bacharelado, em quatro anos.

A Universidade Amizade dos Povos foi fundada em 1960 e é considerada uma das melhores instituições de ensino da Rússia. Ela tem acordos com outras instituições pedagógicas de vários países, incluindo a Universidade de São Paulo, no Brasil, o que facilita a obtenção de intercâmbios.

A Universidade Amizade dos Povos tem cerca de 22 mil estudantes. Desde a sua criação, mais de 4 mil alunos, procedentes de 130 países,concluíram seus cursos de bacharelado, mestrado e PHD. No Brasil, a representação oficial da instituição é feita pela Aliança Russa de Ensino Superior, sediada em São Paulo.

A Aliança seleciona candidatos, ajuda na obtenção de vistos para a legalização da permanência dos estudantes na Rússia e os assessora desde o embarque no Brasil até a chegada à Universidade Amizade dos Povos.

Ao regressar ao Brasil, os estudantes precisam validar seus diplomas para exercer legalmente suas profissões em nosso país.

Os interessados em estudar na Universidade Amizade dos Povos devem se apressar, porque o prazo para inscrições termina nesta sexta-feira, 10 de dezembro.

Para se inscrever ou obter mais informações, os estudantes devem acessar o site www.aliancarussa.com.brou entrar em contato pelo telefone 11 3854-2515.

UNESCO QUER IDIOMA RUSSO ESPALHADO PELO MUNDO

Na abertura do Fórum Sobre Meios de Comunicação Europeus e Asiáticos, em Kiev, na Ucrânia, o conselheiro da UNESCO Heinrich Juskevicius declarou que o idioma russo é um dos mais importantes do mundo, e o seu ensino deve ser disseminado em todo o mundo. Juskevicius afirmou ainda que cerca de 300 milhões de pessoas falam russo, e por isso a comunidade internacional deve reconhecer a relevância do idioma.

O Fórum promovido pela UNESCO discute os atuais problemas da comunicação, o desenvolvimento das tecnologias multimídia e os próximos passos para a implantação definitiva da mídia digital.

MEMÓRIAS DE GUERRA

Foi criada em Moscou a Sociedade para a Memória da Primeira Guerra Mundial. Segundo a agência ITAR-Tass, a decisão de criar a entidade aconteceu durante a conferência internacional “A Rússia e a Grande Guerra: Experiência e Perspectivas da Percepção do Papel da Primeira Guerra Mundial na Rússia e no Exterior”, realizada em Moscou. A conferência tem o apoio do Kremlin.

PSICOLOGIA NAS ESCOLAS

O diretor do Centro Estatal Científico de Psiquiatria Social e Juvenil, Zurab Kekelidze, defendeu a implantação do ensino de Psicologia nas escolas de primeiro e segundo graus da Rússia. Kekelidze argumenta que as salas de aula são o ambiente ideal para estimular crianças e jovens a falarem dos seus problemas, e, assim, aprender a resolvê-los. O psiquiatra diz ter o apoio do Ministério da Educação para a implantação da Psicologia como matéria obrigatória no currículo escolar.

RÚSSIA ANTIGA EM ANTOLOGIA

Acaba de ser lançada na Rússia uma antologia, em cinco volumes, dedicada à História Antiga do país. A antologia inclui traduções de documentos estrangeiros relativos à História do mundo eslavo, e abrange desde a fundação da Rússia até o século 13,incluindo ainda relatos sobre as organizações primitivas dos povos eslavos, o sistema social por eles adotados e o relacionamento com as nações vizinhas.


Bookmark and Share