Você sabe como funciona o cartão de crédito pré-pago?
Um cartão pré-pago é muito parecido com um cartão de débito. Para usá-lo, basta carrega-lo com a quantia que quiser. Assim, você usá-lo para pagar suas compras como um cartão de crédito normal.
A diferença é que você somente pode usar até quando houver limite e que não existe a opção de parcelamento de compras.
A maioria das empresas que oferecem o cartão de crédito pré-pago não exigem que você tenha uma conta corrente e nem comprovação de renda. Dessa forma, você pode adquiri-lo mesmo que esteja negativado.
O cartão de crédito pré-pago é uma maneira fácil de pagar tudo o que você precisa, com mais comodidade e segurança.
O cartão de crédito pré-pago existe na versão nacional e internacional. Por isso, se tornou uma alternativa bastante conhecida para ser utilizado em viagens internacionais. Uma vez que possibilita viajar sem dinheiro vivo, o que garante mais segurança
Além disso, oferece a comodidade de ser facilmente recarregado em casos de urgência ou para gastos não previstos.
É também uma opção para ter maior controle sobre seus gastos. Seja para adolescentes que estão aprendendo a lidar com o orçamento ou para aqueles que têm dificuldade de se organizar financeiramente. Pois não permite gastar mais do que o crédito carregado no cartão.
As vantagens e desvantagens do cartão de crédito pré-pago
Entre as vantagens está a facilidade de pedir um cartão de crédito pré-pago. Você não precisa ter conta em banco nem comprovar renda. Como você não poderá usar além do valor limite, ou seja, você nunca fará um empréstimo com a instituição financeira, ela tem a segurança de que não ficará no prejuízo.
O cartão de crédito pré-pago pode ainda ser vantajoso para quem busca um maior controle financeiro, pois é o usuário que define o quanto pretende gastar na hora que recarrega o cartão.
Uma vez que não se pode gastar além do valor recarregado e nem parcelar, você não corre o risco de acabar se endividamento com o cartão de crédito ou cheque especial.
Outro benefício é o fato do cartão de crédito pré-pago ser um meio mais seguro de levar dinheiro em suas viagens. Além da praticidade de ter tudo em um único plástico, em caso de roubos ou perdas, é só cancelar o cartão.
Recarrega-lo também é muito fácil e já é possível acompanhar o valor depositado e o quanto já foi utilizado, pela internet ou telefone.
A principal desvantagem fica por conta das tarifas. Apesar de geralmente, este tipo de cartão não cobrar tarifas mensais, normalmente é cobrado pela emissão, saque e carregamento.
O cartão pré-pago cumpre bem seu papel dependendo dos seus objetivos. Porém, caso esteja procurando por uma opção de aumentar seu poder de compra, esta não é o cartão indicado, uma vez que é necessário ter dinheiro antes de gastar e não é possível parcelar as suas compras.
Cartões pré-pagos
Existem diversos cartões pré-pagos disponíveis no mercado. As duas maiores bandeiras de cartões, Visa e Mastercard, também oferecem essa opção.
A MasterCard disponibiliza diferentes tipos de cartões de crédito pré-pagos, veja alguns:
- Mastercard pré-pago de uso geral
- Mastercard pré-pago – Cartão Presente
- Mastercard pré-pago – Cartão de viagem
- Mastercard pré-pago – Frete e Pedágio
- Mastercard pré-pago – No Celular
- Mastercard pré-pago – Cartão de viagem Platinum
Para saber mais sobre os cartões Mastercard, acesse: https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/encontre-seu-cartao/prepago.html
A Visa segue na mesma linha e oferece os seguintes cartões pré-pagos:
- Visa TravelMoney
- Visa TravelMoney Platinum
- Visa Uso Geral Recarregável
- Visa Presente
- Visa Jovens
- Visa Mesada
- Visa Incentivos
- Visa Salário
- Visa Cargo
- Vale Cultura Visa Electron
- Visa Pré-pago Corporativo
Acesse https://www.visa.com.br/pague-com-visa/cartoes/cartoes-pre-pago.html para saber mais detalhes de cada cartão.
Sem comentários