Diário da Rússia

Casa da Russia na Copa

Casa da Rússia na Copa faz oficina de gastronomia

Chef Maxim Syrnikov ensinou a fazer pratos e bebidas típicas russos

A Casa da Rússia, localizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, recebeu na última segunda-feira, dia 7, uma master class de gastronomia russa com o Chef Maxim Syrnikov. Além de apresentar e ensinar a preparar os tradicionais pratos e bebidas da Rússia, Syrnikov, que há quase quinze anos excursiona pelas aldeias russas em busca de receitas antigas para incorporá-las aos pratos da cozinha nacional, deu uma aula de cultura e história tendo a culinária como pano de fundo.

Como já é tradição na Casa da Rússia, o público era dividido entre russos e brasileiros. Enquanto os cariocas e turistas presentes prestavam atenção às receitas, os russos que moram no Brasil buscavam incorporar a gastronomia russa à cozinha brasileira.

O Chef Maxim Syrnikov em ação na Casa da Rússia

Assim, a oficina da segunda-feira apresentou a tradicional bebida russa “Sbiten”. Feita de diversas formas, podendo ser alcoólica ou não, a bebida é ideal para enfrentar o rigoroso inverno russo, e sua história remete ao século 14.

Acompanhado de uma tradutora, o Chef Maxim Syrnikov conversou com a plateia e tirou dúvidas sobre as formas de preparo de diversos pratos russos.

A Casa da Rússia continua com uma programação cheia de atividades até o final da Copa do Mundo, no dia 13.

Tags: casa russia, chef maxim syrnikov, copa mundo, parque flamengo, rússia, turistas