Veja como fazer CNH Digital e tenha o documento sempre acessível no seu celular.
Os motoristas de todo o Brasil podem ter acesso aos seus documentos de uma maneira simplificada, sem a necessidade de carregar suas versões físicas.
Desde 2017, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível digitalmente em todo o território nacional.
A CNH Digital possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, portanto, pode substituir a apresentação do documento impresso.
Para ter a Carteira Nacional de Habilitação disponível, a qualquer momento, no smartphone, basta fazer o cadastro através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e App Store.
O modelo digital é o utilizado para acessar a sua CNH via smartphones que substitui a Carteira Nacional de Habilitação em papel. Esse serviço está acessível para os condutores brasileiros que possuam a CNH com QR Code.
Esta versão com o código foi iniciada em 2017, portanto qualquer documento emitido ou renovado antes não está elegível para o processo. Dessa forma, o condutor precisa esperar a renovação.
Além do acesso ao documento eletrônico, o aplicativo apresenta ainda outras funções, como conferência de infrações e alertas de recall.
Continue a leitura e aprenda como fazer CNH Digital.
Quem pode fazer a CNH digital
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento essencial para permitir ao motorista circular pelas estradas.
É obrigatório a apresentação da sua carteira de habilitação caso seja parado em uma blitz, caso não tenha o documento em mãos ou na versão digital o condutor comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira. Além da retenção do veículo até a apresentação do documento. Quem dirige sem ser habilitado, a infração é ainda maior.
A CNH digital é uma versão opcional do documento impresso que pode ser acessada no smartphone. Assim, dificilmente esquecerá o documento.
Porém, o motorista deve estar atento ao nível de bateria do celular. Se esta acabar e o motorista não estiver com a CNH impressa, cometerá infração.
Para ter a CNH no modelo digital primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code. Quem ainda possui a CNH antiga, necessita solicitar uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital.
Como cadastrar a CNH Digital
- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito pelo Google Play ou App Store.
- Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços do Denatran no qual você serpa redirecionado automaticamente;
- Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro para seu e-mal;
- Realize a ativação da CNH digital clicando no link “ativar”, recebido eu seu e-mail;
- Faça login no aplicativo;
- Clique em “adicionar documento” e escolha a CNH Digital;
- Use o celular para ler o QR Code;
- Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
- Confirme a validação e informe o número de telefone celular.
- Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.
Funções do aplicativo CNH Digital
Como você viu, a CNH Digital é uma maneira de carregar a Carteira Nacional de Habilitação digitalizada através de seu celular.
Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções.
Nele também é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista.
Assim tudo fica mais facilitado para realizar a consulta dos seus documentos.
A CNH digital é válida em todo o território nacional e substitui a apresentação do documento em papel. Agora você já sabe como fazer a sua.
Sem comentários