Precisa pagar o boleto FIES, mas não sabe como? Nesse post vamos explicar como você pode fazer a emissão do seu boleto e como funciona o pagamento do programa de financiamento.
Todos os anos, milhares de estudantes se inscrevem no Fies — Fundo de Financiamento Estudantil. O programa tem por objetivo facilitar o ingresso de pessoas de baixa renda em um curso superior não gratuito.
Assim, é possível financiar os custos e dependendo do caso, obter juros zero sobre a operação.
Para que o estudante fique em dia com o seu financiamento do FIES, é importante pagar o boleto fies em dia.
Para os beneficiários que ainda estão cursando o ensino superior, deve-se pagar um boleto fies trimestral referente aos juros da operação, quando houver.
Para aqueles que já concluíram o curso, existe o pagamento mensal das parcelas do financiamento.
O boleto FIES é enviado via correio, no entanto, é possível que ele não chegue a tempo, devido a atrasos, imprevistos ou extravios. Assim, será necessário solicitar a segunda via do boleto FIES ao agente bancário do seu financiamento.
Emissão do boleto fies na Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal é a instituição que opera com exclusividade a modalidade I do Novo FIES, direcionada aos que possuem renda de até 03 salários mínimos.
Nesta modalidade, o financiamento será pago após o término do curso, respeitando o limite da renda do candidato.
O financiamento poderá ser pago por meio débito na conta corrente ou por boleto bancário.
Se seu financiamento é da modalidade I do Novo FIES, e/ou o agente bancário é a Caixa Econômica Federal, veja, a seguir, como emitir o seu boleto FIES.
Para a emissão da segunda via do boleto do Novo FIES, não é necessário informar usuário e senha.
Basta o beneficiário:
- Acessar o site da Caixa, na opção FIES, ou diretamente neste link;
- Informar seu CPF, data de nascimento, código verificador e clicar em “iniciar operação”.
- Seu boleto FIES será gerado.
Vale lembrar que esse serviço somente está disponível online das 9h às 19h, em dias úteis.
Você também pode conseguir a segunda via diretamente em qualquer Agência Caixa ou pelo site do Fies na internet.
Imprimir boleto Fies de Outros Bancos
Desde 2010, outros bancos também passaram a serem agentes bancários do Fies, nas modalidades II e III, que são as destinadas à candidatos com renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos.
Para emissão do boleto FIES é necessário entrar no site do banco financiador e procurar pela opção FIES. Ou ainda diretamente na instituição financeira.
Como funciona o pagamento do FIES
O FIES se tornou uma porta de entrada para estudantes de baixa renda à universidade. Assim, o candidato pode financiar um percentual da mensalidade de acordo com sua renda familiar.
Para deixar o programa mais justo, ele foi dividido em diferentes modalidades. Para os que possuem renda familiar de até três salários mínimos, os quais não pagam juros sobre a operação e para os quem tem renda per capita mensal entre três e cinco salários mínimos.
Durante o curso, o estudante paga a cada três meses o boleto FIES referente aos juros do financiamento, nos casos que houver.
O financiamento só começa a ser pago após a conclusão do curso. O candidato ainda é beneficiado com 18 meses de carência antes de começar a pagar o financiamento. Esse período é concedido para que este possa se organizar financeiramente. Durante os 18 primeiros meses após a conclusão do curso, ele continuará a pagar apenas a taxa de juros.
Depois desse prazo, o saldo devedor do financiamento passará a ser pago, podendo ser parcelado em até três vezes o período regular do curso. Ou seja, se um estudante fez um curso de quatro anos, ele poderá dividir as prestações em até 12 anos.
Sem comentários