Diário da Rússia

George Ribeiro

Russos e ucranianos – Flamengo até morrer

Pavel Sentyakov, 48 anos, e Dmitri Titor, de 35 anos, se conheceram na internet e são os responsáveis pela manutenção dos dois sites mais completos sobre o futebol brasileiro na Rússia.

Pavel Sentyakov, 48 anos, e Dmitri Titor, de 35 anos, se conheceram na internet e são os responsáveis pela manutenção dos dois sites mais completos sobre o futebol brasileiro na Rússia. Além disso, eles administram um site dedicado à Copa Libertadores. Pavel, especialista em segurança, mora em Kamensk-Uralsk e foi o idealizador de todos os projetos. O procurador Dmitri reside em Kiev, na Ucrânia, e se juntou com entusiasmo à iniciativade divulgar o futebol brasileiro. Além disso, Dmitri converteu o seu colega mais velho à torcida do Flamengo, o que logo se percebe, ao visitar os seus sites.

Pavel Sentyakov tinha 43 anos quando resolveu montar um site dedicado à Seleção e ao futebol brasileiro em geral. Ele já vinha maturando a ideia há muito tempo, mas somente em maio de 2005 se sentiu suficientemente capacitado a assumir um empreendimento de tamanho porte. Surgiu então o site Torcida (www.torcida.com.ru). Com ajuda de muitos entusiastas, a coisa foi tomando forma e hoje conta com uma verdadeira multidão de seguidores. Desde o início, Dmitri Titor começou a contribuir para a manutenção do projeto, e se tornou amigo de Pavel. Foi, aliás, em homenagem a Dmitri, que já torcia pelo rubro-negro da Gávea, que Pavel construiu o seu segundo site, www.flamengo-rus.ru, colocado na rede no início de 2009.

“Eu gosto de futebol desde a infância”, me contou Pavel, em entrevista por telefone e, depois, pela internet. “Sempre pratiquei esse esporte, e atuei em equipes universitárias ou profissionais. Torço pela Seleção Brasileira desde meados da década de 1970, e o Pelé se transformou em meu ídolo logo de início. Maistarde, tive oportunidade de ler o livro de Igor Fesunenko, “Pelé,Garrincha, Futebol”. Depois disso, me definitivamente pelo futebol brasileiro. O famoso jornalista e escritor Fesunenko é um dos consultores do nosso site sobre futebol brasileiro. Veja como é o destino. Há alguns anos eu não poderia imaginar que Igor Fesunenko pudesse escrever para mim, agradecendo o meu trabalho de pesquisa sobre o futebol brasileiro.”

Os sites dessa dupla de fanáticos por futebol sempre trazem notícias quentes e atualizadas sobre os acontecimentos do universo futebolístico no Brasil. O mais impressionante é que nenhum deles entende português. A tradução do noticiário é realizada com ajuda do tradutor da Google. O site mais visitado é o Torcida. Diariamente, entre 300 e 500 pessoas acessam a página. O site do Flamengo, no ano passado, estava com uma média de 50 pessoas por dia. Desde a confirmação da vinda do Ronaldinho Gaúcho, entretanto, o número de visitantes diários do site subiu para 600.

Infelizmente essa verdadeira torcida flamenguista russa ainda não teve a oportunidade de se reunir ao vivo. A maioria reside em cidades distantes, e a principal ferramenta para a comunicação é a internet mesmo. “No entanto, tenho grande desejo de abrir em Kiev um fã-clube do Flamengo, alugar um espaço onde possa colocarum telão e uma conexão com a internet”, conta o ucraniano Dmitri Titor. “Isso possibilitaria que as pessoas se reunissem para assistir aos jogos e torcer pelo rubro-negro, ou então simplesmente discutir os acontecimentos e outros assuntos relacionados ao seu time preferido. Mas, por enquanto, isso é só um projeto. No caso de isso se tornar realidade, pretendo escrever para a diretoria do Flamengo a fim de pedir apoio à iniciativa e adquirir o estatuto de fã-clube oficial para me juntar ao programa “Nação Rubro-Negra”. Queremos ser o primeiro fã-clube do Flamengo em território ucraniano. Atualmente tenho mais cinco pessoas aqui em Kiev que estão dispostas a integrar a torcida e ajudar no seu desenvolvimento. Talvez ainda este ano a ideia possa se tornar realidade, mas tudo dependerá do aspecto financeiro”, completa Dmitri, com quem conversei pelo Skype.

Em 2010, Pavel e Dmitri resolveram expandir um pouco o escopo de sua cobertura do futebol para o resto da América Latina, e abriram um site dedicado à Copa Libertadores, o www.copalibertadores.ru. Eles ainda estão trabalhando de modo ativo para preencher as seções do novo site. Até o início do próximo torneio, garantem, já terão preparado uma surpresa para os visitantes: páginas com informações completas, narrações, vídeos e estatísticas de todas as Libertadores já realizadas. Mas o sonho dos dois continua mesmo sendo o Brasil. “Quero, um dia, visitar o Brasil e, particularmente, o Rio de Janeiro”, afirma Dmitri Titor. “Quero conhecer o famoso Estádio do Maracanã, que agora está em obras. Depois, passear pela cidade, visitar o museu do Flamengo e a sua base de treinamento. Quero muito visitar a Gávea e Vargem Grande, para ver ao vivo os jogadores rubro- negros e, quem sabe, tirar umas fotos com eles. Enfim, visitar outros lugares relacionados ao Mengão. Além disso, claro que gostaria de andar pela praia de Copacabana e participar de um jogo de futebol na areia. São sonhos, por enquanto. Um amigo moscovita esteve no Rio e pretende retornar em novembro próximo.

Ele está me chamando para ir junto. Tentarei ir. Mas o ideal seria ir mais cedo, na primavera (ucraniana), para ver o Campeonato do Rio. Sempre sonhei ver um Fla-Flu ao vivo. Enfim, assim que tiver uma chance, eu irei. Sou um apaixonado por esse país e essa cidade. Deve ser porque sou flamenguista”, se emociona Dmitri.

Esta minha crônica foi transmitida pelo programa Voz da Rússia, e, depois disso, a direção do Flamengo – Patrícia Amorim à frente – mandou para os dois fanáticos torcedores camisas do time autografadas por todo o elenco. E nós, aqui, providenciamos para que eles tivessem dois tijolinhos, com seus nomes, no Muro do Flamengo. Imaginem o coração rubro-negro daqueles dois apaixonados flamenguistas!

Acessem os sites:

Sobre o futebol brasileiro: www.torcida.com.ru

Dedicado ao Flamengo: www.flamengo-rus.ru

E sobre a Libertadores: www.copalibertadores.ru

Tags: fãs, flamengo, futebol, rubro-negro, site