Diário da Rússia

Mariana Gomes

Bolshoi no Brasil – Uma fábrica de sonhos

"Um projeto lindo, ao qual devo tudo o que tenho hoje"

Ainda em Salvador, antes de prestar o teste e entrar na ETBB, a escola era só um sonho muito distante. Todos os dias eu entrava no site e admirava as fotografias das crianças uniformizadas, os currículos de renomados professores russos (Galina Kravchenko, Nina Speranskaya), e não via a hora de ter um armário branco e um número no meu crachá de aluna da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Chegando a Joinville, em Santa Catarina, ao visitar a escola antes do teste, fiquei em estado de choque e até um pouco triste. Quando me deparei com aquelas salas claras, pianos de cauda, idioma russo pelos corredores, centro médico, oficina de figurinos, sala de ginástica, parecia o céu, e cheguei a pensar que aquilo tudo era muito distante da minha realidade.

No palco da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, as jovens promessas do balé internacional

Feito o teste, voltei a Salvador, onde recebi a notícia por telefone: “Aprovada”! Mais de 4.700 currículos enviados, 150 pré-selecionados – e aprovados, apenas 13. Entre eles, estava o meu nome: Mariana Gomes. Foi assim que aos 14 anos de idade minha vida mudou.

Eu anotava todas as correções, e todos os dias, antes de dormir, repetia todos os passos. A escola tinha uma energia única. Vi nela todos os dias a oportunidade de aprender cada vez mais, e o tempo lá dentro passava tão rápido que me ajudava a esquecer da saudade de casa, família e amigos. Meu objetivo era um só, crescer dentro daquela escola, e sorver tudo o que ela tinha a me oferecer. E assim seguiram meus quatro anos de estudos, ensaios, apresentações, viagens... Sem perceber, acabei perdendo meu armário branco e ganhando uma mesa de madeira no camarim do Teatro Bolshoi de Moscou.

Este mês, a escola já está comemorando seus 11 anos – um projeto lindo, ao qual devo tudo o que tenho hoje. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil formou diversos bailarinos, espalhados pelo mundo, e, muito mais do que isso, formou plateias, ensinando a amar a arte, a cultura... Todos os dias formando cidadãos e fabricando sonhos.

Agora, mesmo que distante da escola, acompanhando de longe o sucesso dos meus ex-colegas e dos novos alunos, não esqueço nunca o projeto maravilhoso pelo qual passei. Sempre que tenho a oportunidade de visitá-los, faço-o com maior prazer. Recarrego minhas energias quando encontro nos corredores centenas de rostinhos sorridentes e felizes.

O aplauso e o “Bravo!” de hoje, que vou ouvir daqui a algumas horas no fim do espetáculo no palco do Teatro Bolshoi de Moscou, vou dedica-los às pessoas que fazem esse projeto possível e que ajudam a mantê-lo vivo.

Bravo!, amigos do Bolshoi e patrocinadores. Bravo!, Governo de Santa Catarina. E muito obrigada.

Parabéns, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil!

Tags: balé, comemoração, escola bolshoi, mariana gomes, oportunidade, teatro