Com certeza você já ouviu falar sobre o Pix. O que não faltam são comerciais, informações em sites e em redes sociais sobre a nova maneira de se administrar uma conta corrente. Até mesmo o seu banco já deve ter mandado algum sinal sobre essa novidade. Mas por acaso, ainda se sente perdido em meia a tantas informações?
Está no lugar certo! Aqui tiraremos todas as dúvidas sobre a ferramenta PIX, a nova forma de transferir dinheiro e poupar tempo.
O que é PIX?
O Pix é uma nova forma sistemática de pagamentos que foi mostrada pelo Banco Central no início de 2020. Nela, você consegue fazer transferências entre outras contas físicas e jurídicas de forma gratuita. Essa ferramenta tem como objetivo principal substituir as transferências tradicionais (TED, DOC, Boletos), a fim de deixar todo o processo mais rápido e eficaz.
Além da rapidez em poder fazer qualquer transferência, a ferramenta conta com a total disponibilidade de realizar essas opções. Com o PIX, você consegue fazer uma transferência em qualquer dia da semana, independente do horário.
O Pix conta como principal meta simplificar todos os processos financeiros, seja ele um pagamento, ou restituições de impostos. Tudo isso para deixar a vida financeira ainda mais simples de se resolver, com apenas um toque.
Para pessoas físicas, a opção PIX não será cobrada. Todos os procedimentos serão gratuitos e nenhuma preocupação com taxas adicionais será acionada.
O Pix apresenta sete principais objetivos. São eles:
- Possibilidade de poder realizar pagamentos e transferências em qualquer horário e dia da semana (por exemplo, ás 22hs da noite de um domingo. É possível fazer uma transferência nesse horário com o Pix!);
- Alta velocidade transação, pois as transferências podem ser realizadas em poucos segundos (o objetivo é que seja em menos de dez);
- Ferramentas que possam ser intuitivas para os seus usuários;
- A base das transferências seguirá os parâmetros de segurança mais atuais, garantindo a procedência das transações de forma protegida;
- O Pix não ficará disponível apenas para bancos. Instituições financeiras e fintechs também estão garantidas na solicitação.
- A ferramenta permite transações de qualquer valor entre pessoas e empresas, assim como recolhimentos de impostos do governo ou de qualquer instituição;
- Segurança com os dados de todos os usuários da ferramenta, permitindo um acesso mais rápido dentro da plataforma;
Como usar o Pix para pagamentos?
Para pagamentos, o Pix pode ser utilizado dentro de estabelecimentos físicos ou sites de compras online. As transferências do dinheiro podem ser feitas entre pessoas, empresas ou afins.
Mas para que a transação seja concluída, é necessário usar uma chave cadastrada na hora da solicitação do Pix, ou até mesmo um Qr Code, isso no caso de quem recebe o pagamento. Quem o realiza, precisa entrar no aplicativo do seu banco de preferência e escolher a forma Pix como pagamento. O processo é semelhante ao envio de e-mails, por exemplo.
O que são chaves Pix?
As chaves do Pix são cruciais para a realização dos pagamentos, transferências e derivados. E elas são simplesmente uma sequência de código que substitui dados como número de agência, CPF ou CNPJ, número da conta e afins. Obtendo apenas essa chave, a transação pode ser feita.
Cada pessoa física pode ter até cinco chaves Pix por conta. E você escolhe como será a sua chave, que pode ser:
- Seu próprio CPF;
- Seu e-mail;
- Um número de telefone;
- Ou uma sequência numérica qualquer (também pode adicionar símbolos e letras);
Como cadastrar uma chave Pix
É muito fácil. Você precisa apenas ativar a ferramenta no seu banco de preferência (geralmente, a opção fica disponível do app do banco) e cadastrar sua chave conforme quer. Simples assim.
Essa chave fica ligada ao banco e é por ela que o seu dinheiro será transferido ou recebido. Se você tiver mais de um banco, faça chaves Pix diferentes para eles. Como já foi citado, os modos de pagamentos e transferências são pelo Qr Code, ou pela chave. Tudo isso para facilitar ainda mais a sua vida?
Ficou satisfeito e sentiu vontade de ativar o Pix? Então não perca tempo e torne sua vida financeira ainda mais simplificada!
Sem comentários