Qual a sua idade?

Até 20

De 21 a 30

De 31 a 40

De 41 a 50

Acima de 50

publicado em 10/12/2010

WIKILEAKS: RÚSSIA VENDEU SISTEMAS DE DEFESA À VENEZUELA

A Rússia vendeu à Venezuela pelo menos cem sistemas de defesa antiaérea, com os mais avançados recursos tecnológicos. Esta é mais uma das revelações do site WikiLeaks, que, apesar da prisão do seu dono, o australiano Julian Assange, não para de veicular notícias sobre a política internacional. Os Estados Unidos protestaram contra a transação, afirmando que ela coloca em risco o equilíbrio militar regional. Além disso, o governo dos Estados Unidos revelou seu temor de que o Presidente Hugo Chávez repasse parte dos armamentos para as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. O governo norte-americano afirmou ainda que um único guerrilheiro das FARC pode disparar um desses mísseis contra um helicóptero da Colômbia, e abatê-lo num raio de até seis quilômetros.

Download

publicado em 09/12/2010

RÚSSIA AMPLIA GUERRA AO TERROR

Aumentou 100%, em 2010, a quantidade de atentados terroristas no Cáucaso do Norte, em relação a 2009. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 14 atentados, e, em função deste número, os cuidados com a segurança foram reforçados. O vice-procurador geral da Federação Russa, Ivan Sydoruk, informou que este ano foram realizadas mais de 30 operações de combate ao terrorismo, durante as quais 300 terroristas foram neutralizados. As autoridades apreenderam 1.665 armas de fogo, 92 mil munições e mais de 1.200 quilos de explosivos. As ações da Inteligência russa impediram a consumação de 58 atentados e resultaram na eliminação de 16 líderes terroristas.

Download

publicado em 08/12/2010

RÚSSIA E CHINA TENTAM EVITAR NOVA GUERRA DA COREIA

Quase seis décadas depois da chamada Guerra da Coreia, Rússia e China foram exortadas por Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul a pressionar a Coreia do Norte a renunciar ao uso de armamento militar contra o país vizinho. No início da semana, o presidente da China, Hu Jin Tao, alertou o colega dos Estados Unidos, Barack Obama, para os seus temores de que o clima de tensão entre as duas Coreias saia de controle. Numa demonstração do apoio americano à Coreia do Sul depois do bombardeio de uma de suas ilhas pela Coreia do Norte, em 23 de novembro, o Almirante Mike Mullen, comandante do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, embarcou na terça-feira para Seul, a fim de conversar com o governo e os militares sul-coreanos.

Download

publicado em 07/12/2010

BRASIL MANTÉM VENDA DE CARNE DE PORCO PARA A RÚSSIA

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, minimizou o impacto da decisão do governo russo de diminuir em quase 50% a cota de importação de suínos brasileiros para a Rússia. O empresário afirmou:“Não vai haver impacto porque nada vai mudar agora, eacredito que em 2011 tudo vai continuar do mesmo jeito. Um eventual novo regime de cotas só deverá ser concretizado após a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio.” Ainda para Camargo Neto, a redução da importação de carne suína brasileira pela Rússia não é questão fechada, e ainda será negociada entre as autoridades dos dois países.

Download

publicado em 06/12/2010

TORCEDOR ESTRANGEIRO NÃO VAI PRECISAR DE VISTO PARA VER A COPA NA RÚSSIA

Quem for à Rússia para assistir à Copa do Mundo de 2018 não precisará de visto para entrar no país. A garantia foi dada pelo Primeiro-Ministro Vladimir Putin ao agradecer ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, a escolha do país para sediar a Copa do Mundo seguinte à do Brasil, de 2014. Putin também afirmou que a Rússia está montando um grande esquema de segurança para proteger os visitantes e as delegações que participarão da Copa. Finalmente, para incentivar o turismo pelo país, será criado um grande programa de transportes.

Download

publicado em 03/12/2010

NAVE-GARI RUSSA VAI FAZER FAXINA NO ESPAÇO

A Agência Espacial russa anunciou planos para construir uma pequena nave espacial que vai destruir o lixo no espaço. Esta espécie de “gari espacial” vai navegar em órbita da Terra, alterando as rotas de mais de 600 satélites artificiais inativos. Esses engenhos retornarão à Terra e cairão nos oceanos ou se desintegrarão ao ingressar na atmosfera do planeta. O projeto das naves está orçado em 2 bilhões de dólares, e a primeira delas deverá estar pronta para testes até 2020, e ser lançada em 2023. A nave terá vida útil estimada em 15 anos.

Download

publicado em 02/12/2010

RÚSSIA E CHINA DE ACORDO SOBRE AS COREIAS

A Rússia declarou seu apoio à proposta da China de promover conversações multilaterais para debater o clima de tensão entre as duas Coreias, agravado desde o dia 23 de novembro quando navios de guerra da Coreia do Norte efetuaram disparos contra uma ilha da Coreia do Sul. O representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas, VitaliTchurkin,apresentou a declaração russa e também se mostrou favorável ao exame da situação coreana pelo Conselho de Segurança da ONU. As conversações multilaterais envolvem Rússia, China, Japão, Estados Unidos e as duas Coreias.

Download

publicado em 01/12/2010

TRÊS TRILHÕES DE RUBLOS PARA AS FORÇAS ARMADAS RUSSAS

A modernização das Forças Armadas da Rússia custará trêstrilhões de rublos, algo em torno de 190 bilhões de reais. Essas verbas correspondem a 19% do orçamento do governo federal, segundo o ministro da Defesa, AlexeyKudrin. O ministro conseguiu duplicar as verbas para a defesa russa. Antes, seriam liberados 1,5 trilhão de rublos, porém os argumentos de Kudrin convenceram o Kremlin a liberar os três trilhões que ele reivindicava para modernizar os equipamentos de Exército, Marinha e Aeronáutica. O programa de atualização da defesa da Rússia prevê a substituição de até 80% dos equipamentos das Forças Armadas. Analistas afirmam que a demanda dos militares por recursos é tamanha que nos orçamentos de 2011 e 2012 os valores poderão ser maiores do que os destinados para a educação e os investimentos n

Download

publicado em 30/11/2010

RÚSSIA E MAIS CINCO TENTAM RESOLVER A CRISE DAS COREIAS

O governo da China propôs, para o início de dezembro, uma reunião do Grupo dos Seis, formado pela China, Rússia, Estados Unidos, Japão e pelas Coreias do Norte e do Sul para tentar encontrar uma solução pacífica entre estes dois países. Segundo a China, a tensão se agravou no último final de semana quando Estados Unidos e Coreia do Sul iniciaram manobras militares conjuntas, o que foi interpretado pela Coreia do Norte como uma liberação para que ela pratique novas ofensivas na região. A China deixou claro para os outros cinco países que manobras militares, que envolvam as duas Coreias, só devem acontecer com o seu consentimento devido à influência política que o governo chinês tem na região.

Download

publicado em 29/11/2010

MUNDO DEBATE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM CANCÚN

A Rússia está defendendo em Cancún a atualização dos compromissos assumidos pelo Protocolo de Quioto. A nova edição da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticascomeçou em Cancún, no México, nesta segunda-feira, 29 de novembro, e vai se estender até 10 de dezembro. A anfitriã da conferência é a ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa.Um dos objetivos do evento, que reúne dezenas de países, é renovar as metas das nações ricas em relação ao Protocolo de Quioto, cujo prazo de validade termina em 2012. Outro alvo é encontrar um consenso para o estabelecimento de diretrizes em relação ao problema do aquecimento global.Um dos acordos mais esperados é o da estruturação de um fundo de 30 bilhões de dó

Download