O cartão cidadão é muito importante na vida dos trabalhadores, pois é utilizado em várias situações, principalmente as que incluem movimentação financeira e recebimento de benefícios e direitos, como por exemplo realizar o saque do pis.
Assim, os cidadãos devem solicitar o cartão cidadão, o que não é uma coisa muito burocrática. Hoje explicaremos aqui como fazer o cartão cidadão.
Solicitação do cartão cidadão
Quem ainda não tem o cartão cidadão, é ideal que faça a solicitação o quantos antes.
Esta solicitação pode ser feita por telefone ou presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal.
A solicitação por telefone é bem mais rápida e cômoda e por isso, muitos escolhem esta opção para fazer a solicitação.
Não há custos para a emissão do cartão e o procedimento é muito simples!
Cartão cidadão serve para que?
O cartão cidadão pode ter muitas utilidades, e as principais são para receber benefícios do governo, como por exemplo:
- Recebimento de PIS
- Recebimento de Seguro Desemprego
- Recebimento de programas sociais
Assim, é muito importante fazer cartão cidadão, pois, mesmo que você não precise agora, em algum momento pode ser necessário a você, por isso, é muito importante tê-lo em mãos para quando precisar.
Como fazer cartão cidadão?
Como já dissemos, há duas opções para solicitar o cartão cidadão:
Por telefone, através do número: 0800 726 0207
Nas Agências da Caixa Econômica, com todos documentos pessoais.
Caso você opte por fazer a solicitação por telefone, é importante ter em mãos o número do cadastro NIS, pois ele será pedido para que o procedimento seja feito.
Você poderá escolher se o cartão deve ser enviado ao seu endereço pessoal ou em uma agência da Caixa para que você retire depois. Geralmente, o cartão demora cerca de 15 dias para chegar em suas mãos.
Como colocar senha no Cartão Cidadão
Você também precisará cadastrar uma senha para o cartão cidadão após recebê-lo, afinal, você não quer que outras pessoas usem, não é?
Essa senha é um método de segurança fundamental, pois apenas com ela, você pode receber pagamentos dos benefícios citados. Ou seja, sem a senha, é impossível você usar o cartão para recebimentos.
Assim, para fazer o cadastramento de senha, você tem duas opções:
- Ligar para o número 0800 726 0207 e pedir uma autorização para que esta senha seja cadastrada em uma casa lotérica.
- Ir até uma agência da Caixa Econômica.
Assim, é só optar por uma das formas, da qual será melhor para você, e então realizar o cadastramento da senha!
1 Comentário
Não estou conseguindo fazer o pedido por ligação, dá número inexistente