O CPF é um documento fundamental por diversas razões. Por acasos variados você pode perdê-lo e, sem o CPF fica impossibilitado de abrir conta em banco, realizar transações financeiras, ou qualquer outra onde essa sequência seja fundamental, assim como a apresentação do seu documento. A Receita Federal, pensando nesses casos, permite a impressão do CPF e o processo é bem simples, seguindo a leitura nesse artigo você vai aprender como imprimir o seu CPF rapidamente.
Imprimir CPF – primeira via provisoria
Se você pediu agora o seu CPF e o documento não chegou, mas está precisando para alguma transação, é possível resolver a questão pela internet. O site da Receita Federal permite a impressão do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física no link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Você pode utilizar esse comprovante para algumas ações mais simples, sem tanta burocracia. Já se você deseja abrir uma conta no banco, pedir cartão de crédito ou qualquer outro procedimento que envolva instituições financeiras provavelmente esse comprovante não será aceito. Para isso, é necessário aguardar a chegada do cartão original.
Impressão do primeiro CPF em casa
Se depois de um tempo o seu CPF já foi gerado e estiver disponível no site da Receita Federal, você pode imprimir em casa e plastificar. Nesse caso, para consultar o andamento do pedido do seu CPF é necessário acessar o site da Receita Federal e preencher os dados de: Local de atendimento, código de atendimento, data de nascimento e data de atendimento. Para realizar a consulta do andamento clique aqui.

Essa impressão também pode ser feita em qualquer posto da Receita Federal da sua cidade, mas há cobrança de uma taxa de R$ 5,90 pelo serviço prestado.
Impressão da segunda via do CPF pela internet
Se perdeu ou extraviou o CPF por qualquer motivo, você também tem a opção de imprimir a sua segunda via do CPF em casa e o procedimento é quase o mesmo do explicado no tópico anterior. Primeiramente não esqueça de ir até uma delegacia e realizar um boletim de ocorrência pela perda do seu documento, agora é necessário acessar esse link e preencher os campos solicitados para realizar a emissão da segunda via do CPF.

O site irá gerar uma senha para você, onde dá para acompanhar o pedido. Logo quando emitido, o seu CPF passa a valer novamente e pode ser impresso em casa, sem nenhum tipo de dificuldade.
Em todas as situações acima você imprime uma cópia simplificada do CPF. Aquele cartão azul que todos conhecemos só pode ser obtido através dos Correios ou agências credenciadas. Lembre-se que o comprovante não vale como o documento para transações mais complexas. Ele deve ser utilizado apenas para comprovar a existência do seu CPF.
3 Comentários
Boa noite preciso imprimir a 1 via do CPF do meu filho, que é menor de idade mas nâo consigo enxergar data nem o código do atendimento.
qual seria uma outra forma de conseguir o msm, DESDE JÁ AGRADEÇO
nao entra no site para gerar 2 via CPF
Olá Alexandre,
Acessei normalmente os links aqui, o problema deve estar com sua conexão, tente novamente e me informe se conseguiu.