Receita Federal – Como regularizar um CPF suspenso

O CPF é um documento muito importante para que os cidadãos possam realizar diversas ações na vida.

Porém, às vezes ele pode ficar na situação de suspenso. E na maioria das vezes, muita gente só descobre que o documento está suspenso quando este é rejeitado em alguma situação em que este necessita.

Assim, o primeiro passo que o cidadão deve tomar é buscar saber como regularizar o CPF para que ele fique ativo novamente.

Assim, é preciso tanto agendar a visita, e aguardar uma data disponível para o comparecimento pessoalmente em instituições que fazem este processo de regularização.

Mas por que o CPF pode ser suspenso?

O CPF pode ser suspenso por diversos motivos, e os principais são:

  • Inconsistências de registros
  • Erros de digitação
  • Não ter votado e nem justificado voto nas últimas eleições

Assim, é válido reforçar que motivos simples podem fazer com que o CPF seja suspenso.

Porém, há várias consequências negativas que isso pode trazer caso não seja resolvido. Uma delas é abertura de contas, compras que necessitam de CPF, ter carteira assinada, solicitação de benefícios previdenciários, possibilidade de registro, solicitar um cartão de crédito entre outras movimentações da rotina diária.

E como regularizar um CPF suspenso na Receita Federal?

Para fazer a regularização de um CPF suspenso, é válido lembrar que pode ser realizada em diversas instituições. Mas é muito válido lembrar que a maioria destas instituições só realiza este serviço se antes for feito um agendamento prévio para este processo.

Regularizar CPF suspenso
Regularizar CPF suspenso

Uma das formas mais eficaz e fazer este processo, é através do site da Receita Federal. Assim, não é necessário ir pessoalmente a uma instituição e o serviço é feito de forma gratuita.

Porém, esta regularização online só é permitido se o motivo da suspensão for erros simples de cadastros, ou seja, erros que possam ser modificados e corrigidos pelo usuário. Assim, se isso não for possível, uma visita presencial em uma unidade da Receita Federal também pode resolver o problema.

Outros locais também realizam a regularização do CPF presencialmente. Entre eles, o banco da Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e as agências dos Correios. Porém, algumas correções também não podem ser feitas nestas unidades.

No exterior, um meio de fazer a regularização é recorrer às representações diplomáticas para regularização. Boa parte dessas unidades também precisa de agendamento prévio.

Vale lembrar que em alguns locais são cobradas algumas taxas simbólicas para a realização do serviço e este valor varia dependendo do método e da instituição que realiza o serviço.

Tags: CPF, CPF Suspenso, Regularizar

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *