O CPF é um documento muito importante para que os cidadãos possam realizar diversas ações na vida.
Porém, às vezes ele pode ficar na situação de suspenso. E na maioria das vezes, muita gente só descobre que o documento está suspenso quando este é rejeitado em alguma situação em que este necessita.
Assim, o primeiro passo que o cidadão deve tomar é buscar saber como regularizar o CPF para que ele fique ativo novamente.
Assim, é preciso tanto agendar a visita, e aguardar uma data disponível para o comparecimento pessoalmente em instituições que fazem este processo de regularização.
Mas por que o CPF pode ser suspenso?
O CPF pode ser suspenso por diversos motivos, e os principais são:
- Inconsistências de registros
- Erros de digitação
- Não ter votado e nem justificado voto nas últimas eleições
Assim, é válido reforçar que motivos simples podem fazer com que o CPF seja suspenso.
Porém, há várias consequências negativas que isso pode trazer caso não seja resolvido. Uma delas é abertura de contas, compras que necessitam de CPF, ter carteira assinada, solicitação de benefícios previdenciários, possibilidade de registro, solicitar um cartão de crédito entre outras movimentações da rotina diária.
E como regularizar um CPF suspenso na Receita Federal?
Para fazer a regularização de um CPF suspenso, é válido lembrar que pode ser realizada em diversas instituições. Mas é muito válido lembrar que a maioria destas instituições só realiza este serviço se antes for feito um agendamento prévio para este processo.
Uma das formas mais eficaz e fazer este processo, é através do site da Receita Federal. Assim, não é necessário ir pessoalmente a uma instituição e o serviço é feito de forma gratuita.
Porém, esta regularização online só é permitido se o motivo da suspensão for erros simples de cadastros, ou seja, erros que possam ser modificados e corrigidos pelo usuário. Assim, se isso não for possível, uma visita presencial em uma unidade da Receita Federal também pode resolver o problema.
Outros locais também realizam a regularização do CPF presencialmente. Entre eles, o banco da Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e as agências dos Correios. Porém, algumas correções também não podem ser feitas nestas unidades.
No exterior, um meio de fazer a regularização é recorrer às representações diplomáticas para regularização. Boa parte dessas unidades também precisa de agendamento prévio.
Vale lembrar que em alguns locais são cobradas algumas taxas simbólicas para a realização do serviço e este valor varia dependendo do método e da instituição que realiza o serviço.
Sem comentários