1825 – Morre o Imperador Alexandre I da Rússia.
1853 – É instituído e comemorado o Dia da Glória Militar da Rússia, como consequência da vitória da esquadra russa, comandada pelo Almirante Pavel Nakhimov, sobre a frota turca durante a Batalha Naval de Sinop, ocorrida em 30 de novembro de 1853.
1896 – Nasce Georgy Konstantinovich Zhukov, conhecido como Marechal da União Soviética. Foi o comandante-chefe das Forças Armadas Soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, repelindo a invasão nazista e levando-a à derrota. Morreu em 1974.
1918 – É criado o Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica (TsAGI), o maior centro científico estatal de aviação da Rússia.
1934 – Sergei Kirov, proeminente líder da facção bolchevique, é assassinado em São Petersburgo. Sua morte marca o início do Grande Expurgo – a remoção final dos inimigos de Josef Stalin e todos os remanescentes dos Antigos Bolcheviques do governo soviético.
1943 – Termina a Conferência de Teerã, primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial, que reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, da Grã-Bretanha, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos.
1945 – É instituída a Federação Internacional Democrática das Mulheres, com o Comitê das Mulheres Soviéticas representando a Rússia.
1989 – Mikhail Gorbachev visita o Vaticano. Esta é a primeira visita de um líder soviético à sede da Igreja Católica.
1805 – As tropas russas e austríacas são derrotadas pelo exército de Napoleão durante a Batalha de Auterlitz, também conhecida como Batalha dos Três Imperadores. Foi uma das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte.
1857 – O Czar Alexandre II publica documento que marca o início da Reforma Camponesa de 1861 na Rússia. Esta foi a primeira e mais importante das reformas liberais do país, significando a liquidação da dependência servil à qual era submetido o campesinato russo.
1990 – Lançamento da nave espacial Soyuz TM-11, com tripulação a bordo formada pelos cosmonautas Viktor Afanasyev, Musa Manarov e Toyohiro Akiyama.
1990 – É aprovada a lei Sobre o Banco Central da Federação Russa, que instituiu o Banco da Rússia como o principal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia. A data passa a ser comemorada como o Dia do Bancário da Rússia.