A agência federal da Ucrânia para questões ligadas ao cinema tomou a decisão de cancelar a exibição e negar o registro de filmes e séries de TV com a participação do ator russo Mikhail Porechenkov. A medida foi instituída em resposta ao pedido do Ministério da Cultura da Ucrânia, o serviço de segurança e da União Nacional de Cinematógrafos.
Segundo um documento divulgado na segunda-feira, 3, pela agência ucraniana, 69 filmes e séries de televisão do ator russo foram proibidos de serem exibidos e comercializados na Ucrânia.
O Conselho Nacional da Ucrânia para questões de televisão e rádio anunciou que considera inaceitável a popularização do ator Mikhail Porechenkova na televisão ucraniana, assim como outros artistas russos que possuem posição e ações que mostram "desrespeito pela independência do Estado ucraniano e a dignidade dos cidadãos".
O célebre ator russo esteve na semana passada da autoproclamada república popular de Donetsk, no leste da Ucrânia, para participar da estreia do seu mais novo filme e, segundo informações da mídia, visitou posições das forças separatistas e chegou a praticar tiros em armas de artilharia pesada.