O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, apresentou nesta terça-feira, 18, aos membros da entidade 40 propostas para reformar a execução dos Jogos Olímpicos. A cerimônia aconteceu no museu do comitê, em Lausanne, na Suíça, e pode ser o início da maior mudança em décadas no formato da competição.
O pacote de mudanças, batizado de Agenda 2020, será votado no próximo mês, em Mônaco, pelos integrantes do órgão. Segundo Bach, que dirige o COI desde setembro de 2013, é preciso tornar os grandes eventos mais acessíveis aos países que desejam recebê-los, às empresas que querem bancá-los e ao público que gosta de assisti-los.
Entre as principais propostas de reforma estão a simplificação do esquema de candidatura das cidades. Para Bach, o método atual é exigente, caro e excludente em demasia. Pelo novo formato, entretanto, uma cidade não teria necessariamente de cumprir todos os requisitos impostos pelo "padrão COI", mas sim se apresentar de acordo com sua realidade financeira e de modo mais livre.
#|FOTO#