As cotações do petróleo nos mercados mundiais parecem continuar em baixa mesmo diante de prognósticos de recuperação emitidos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O tipo Brent já perdeu cerca de quarto do valor desde o pico de US$ 115 por barril registrado em junho.
Segundo a Bloomberg, os preços do petróleo estão em baixa devido ao fato de os países da OPEP rejeitarem pedidos de redução na produção. Entrevistado pela agência, o estrategista da SMS Markets em Sidney, Michael McCarthy, destacou que o problema reside no fato de a oferta abundante estar superando a demanda na maior parte do mundo. Apesar disso, na sua opinião, a Arábia Saudita manterá o atual curso das coisas mesmos com alguns especialistas acreditando no contrário.
Na próxima reunião ministerial de Viena, marcada para 27 de novembro, os membros da OPEP deverão decidir se irão aceitar a redução frente à piora das previsões para o consumo do petróleo no mundo e diante de um considerável aumento de produção por parte dos Estados Unidos.