Diário da Rússia

ÚLTIMAS NOTICIAS

Últimos recursos em armas químicas da Síria estão perto da destruição

Até meados de 2015, locais de armazenamento e túneis de acesso não existirão mais

0

O representante da Austrália junto ao Conselho de Segurança da ONU, Gary Quinlan, que preside atualmente este órgão, informou à imprensa que os últimos recursos em armas químicas ainda em poder da Síria serão totalmente destruídos até meados de 2015. Segundo ele, o país árabe dispõe de sete locais de armazenamento das armas químicas e de cinco túneis que dão acesso a estes locais e tudo isto será destruído já a partir do final de novembro.

A Rússia exerceu papel central para a desmobilização do arsenal de armas químicas da Síria ao convencer o Presidente do país árabe, Bashar al-Assad, a entregá-las à comunidade mundial através da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), órgão vinculado à ONU. Ao aceitar a proposta russa, a Síria deixou de ser atacada militarmente pelos Estados Unidos e aliados em 2013.

A OPAQ deu por concluída a sua missão em 30 de setembro, confirmando que as armas químicas retiradas da Síria foram destruídas em águas internacionais do Mar Mediterrâneo, a bordo de um navio dos Estados Unidos especialmente projetado para esta desativação.