Os ministros de Energia da Arábia Saudita, Rússia, México e Venezuela acordaram durante um encontro quadrilateral em Viena em coordenar suas ações na área de petróleo e a promover um novo encontro sobre o tema dentro de três meses. A informação foi divulgada pelo Ministro das Relações Exteriores e Ex-Ministro de Energia venezuelano, Rafael Ramires.
Segundo ele, durante as conversações os quatro ministros destacaram considerar que os atuais preços mundiais de petróleo são inaceitáveis e preocupantes e que o preço justo para o combustível azul deveria ser de US$100 o barril.
Ramires revelou que os participantes da reunião debateram a atual situação do mercado, promovendo uma ampla troca de opiniões e combinando em manter contato até um próximo encontro, marcado para acontecer daqui a três meses. O ministro venezuelano frisou ainda a importância de ter sido estabelecido um diálogo entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e países que não fazem parte desta organização.
Apenas as expectativas de que a OPEP decida diminuir o ritmo de produção de petróleo na reunião desta semana já provocaram alta nos preços do produto nos mercados mundiais.