O Primeiro-Ministro da Austrália, Tony Abbott, está disposto a se reunir com o Presidente russo, Vladimir Putin, antes ou durante a cúpula do G20, a fim de discutir a queda do Boieng malaio em Donbass, segundo relata a edição desta quinta-feira, 6, do jornal Australian.
De acordo com o premier australiano, seu objetivo é a realização de negociações bilaterais o mais rápido possível, no âmbito das quais se possa “destacar a importância de uma ampla cooperação na investigação do acidente para a Austrália, a Holanda, a Malásia e outros países cujos cidadãos estavam no MH17”.
O premier australiano disse que pretende se reunir com Putin na próxima cúpula do G20 que será realizada em 15 e 16 de novembro, na cidade australiana de Brisbane, ou, antes, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que acontecerá na segunda-feira, 10, e na terça-feira, 11, em Pequim.
O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que cobria a rota de Amsterdã para Kuala Lumpur, caiu em 17 de julho na região de Donetsk, na Ucrânia oriental. A bordo estavam 298 pessoas, incluindo 192 holandeses, 27 australianos e quatro alemães. Não houve sobreviventes, e as circunstâncias da queda ainda não foram esclarecidas.