Reunidos em Brisbane, paralelamente à cúpula do G20, os líderes do BRICS acordaram neste sábado, 15, definir o nome dos principais executivos do Banco de Desenvolvimento do grupo emergente. A ideia é escolher o presidente e o vice-presidente da nova instituição antes da próxima cimeira do quinteto, que acontecerá na Rússia.
O grupo divulgou um comunicado sobre os avanços em torno da questão. “Os lideres foram informados sobre o progresso alcançado na realização do plano de ação com vista a instituir o Novo Banco de Desenvolvimento. Eles encarregaram os seus ministros das Finanças de nomear o presidente e os vice-presidentes do novo Banco de Desenvolvimento de antemão, antes da próxima cúpula de BRICS a se realizar na Rússia.”
O documento divulgado também informou sobre a criação de um conselho de diretores que conduzirá a nova fase de implantação da instituição. Eles ainda celebraram a evolução da colaboração dos BRICS a um patamar superior após a assinatura dos acordos para a criação do Banco de Desenvolvimento do quinteto.