O Ministério da Saúde do Brasil informou na segunda-feira, 24, que, a poucos dias do final da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que termina na sexta-feira, 28, apenas a metade da meta estabelecida pelas autoridades do setor foi alcançada. De acordo com dados oficiais divulgados pela Agência Brasil, desde o último dia 8, só 6,4 milhões de crianças, o que representa 50,4% do público-alvo, receberam a dose contra a pólio em todo o país. Já no caso do sarampo, os números são ainda menores: apenas 5,1 milhões de crianças foram vacinadas, cerca de 48,1% da meta.
O objetivo do ministério é imunizar contra a pólio 12,7 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos e, contra o sarampo, 10,6 milhões, com idades variando de 1 a 5 anos incompletos.
Segundo as autoridades sanitárias, mesmo aqueles que já tomaram essas vacinas no passado devem participar da campanha, que serve tanto para regularizar a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está em dia com o calendário. Vale lembrar aos pais que cerca de 10 milhões das crianças que forem tomar a vacina contra o sarampo deverão ser imunizadas com a tríplice viral, ou SRC, que também protege contra a rubéola e a caxumba.