A Rússia lançou na segunda-feira, 10, o grupo Sputnik, uma das maiores marcas de comunicação do mundo. A empresa transmite 800h de programação em 130 cidades de todo o mundo diariamente e oferece um ponto de vista alternativo às questões globais em 30 idiomas, entre eles o português.
O diretor-geral da agência internacional de notícias Rossiya Segodniya, Dmitri Kisilev, responsável pelo projeto, destacou que a Federação Russa propõe um modelo de desenvolvimento em prol da humanidade. “O Sputnik irá mostrar um mundo multipolar no qual existem interesses nacionais, culturas, histórias e tradições diversas. Não insistimos em que os outros passem a viver conforme as nossas normas de vida, mas consideramos que cada país tem o direito de possuir seus padrões que se baseiam nos princípios do Direito Internacional.”
O Sputnik conta com centros multimídias em Londres, Washington, Nova Deli, Cairo, Montevideo, Pequim, Berlim, Rio de Janeiro, Istambul, Paris, Buenos Aires, Belgrado, Helsinque, Minsk, Kiev, Tashkent, Astana, Bishkek, Dushanbe, Sukhum, Tskhinval, Tbilissi, Erevan, Baku e Cisinau.