Diário da Rússia

ÚLTIMAS NOTICIAS

Rússia pede medidas de Israel para diminuir tensão em Jerusalém

Governo israelense fechou a Mesquita de Al Aqsa

0

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou uma nota nesta quinta-feira, 6, pedindo que Israel tome medidas urgentes para diminuir a tensão no leste de Jerusalém. A diplomacia russa observou que "depois de um ativista de um dos grupos palestinos radicais ter feito uma tentativa de assassinato contra o proeminente israelense de extrema-direita rabino Yehuidah Glick, em essência, as autoridades israelenses deram um passo sem precedentes ao fechar temporariamente um dos principais lugares santos islâmicos: a Mesquita de Al Aqsa".

O fechamento da Mesquita de Al Aqsa foi uma retaliação de Israel ao assassinato do rabino Yehuidah Glick / Foto: Ammar Awad – Reuters

Segundo a chancelaria, "apesar do fato de que medidas restritivas posteriores geraram certo alívio, a situação na cidade continua se agravando. Os confrontos entre manifestantes palestinos e forças de segurança israelenses se mantiveram".

O ministério destacou que "em grande parte, os confrontos estão relacionados com as tentativas feitas por algumas figuras da direita israelenses de penetrar no território de Al Aqsa". Além disso, a diplomacia russa afirmou que "o crescimento do extremismo dos dois lados agrava seriamente a situação”.